Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Política > A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que libera 100% de capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras

Avião com uma falha no trem de pouso aterrissa no aeroporto de Brasília com o auxílio dos bombeiros

Avião da Latam havia decolado em Vitória e precisou pousar em Brasília por falhas no trem de pouso. (Foto: Arquivo pessoal)

Um avião da Latam que havia decolado em Vitória (LA3230), no Espírito Santo, pousou com o auxílio do Corpo de Bombeiros no Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 12h desta sexta-feira (16). O motivo apontado pelo piloto foi uma falha no trem de pouso. As informações são do portal de notícias G1 e do Correio Braziliense.

Antes da aterrissagem, o piloto informou aos passageiros que o procedimento era “normal” e pediu calma à tripulação.

Apenas para tranquilizar os passageiros que estão à nossa direita, os bombeiros estão a postos por uma questão de segurança. Isso é um procedimento normal. Nós não tínhamos indicação do trem de pouso”, diz o piloto.

A Latam informou que o pouso foi realizado “em total segurança”.

No áudio, gravado por um passageiro, o piloto explica o que está acontecendo. Ele diz que precisaria fazer um voo baixo para que os bombeiros, em terra, pudessem lhe dizer se o trem de pouso estava na posição correta.

“Nós pousamos com total segurança dentro de alguns instantes. Agradeço a compreensão, calma e paciência.”

A Inframérica, responsável pela gestão do aeroporto, informou que a aeronave não fez o chamado “pouso de emergência” e que o avião aterrissou em segurança. Ainda segundo a concessionária, não houve impacto na operação do aeroporto e os pousos e decolagens ocorreram normalmente. Por volta das 12h40min, ele foi rebocado da pista.

O que diz a Latam

“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3230 (Vitória – Brasília), de hoje (15), pousou em total segurança no destino às 11h14 e os passageiros desembarcaram normalmente. Apenas por precaução, devido ao indicativo de questões técnicas no trem de pouso, a companhia solicitou pouso de emergência ao aeroporto de Brasília. No entanto, após o pouso, não houve necessidade de atuação do Corpo de Bombeiros e impactos na operação do aeroporto e da companhia. A LATAM reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.”

Pássaro na turbina

No último dia 7, um outro avião da Latam que saía de Brasília com destino a Congonhas (SP) precisou voltar ao aeroporto JK após um pássaro entrar na turbina da aeronave. O voo 3711 abortou a viagem cerca de 30 minutos após a decolagem.

O piloto decolou às 7h23min e retornou ao aeroporto às 7h50min. Após perceber o problema, ele precisou sobrevoar o espaço aéreo de Brasília até conseguir autorização para retornar ao local de decolagem. A aeronave foi rebocada para o pátio e os passageiros foram desembarcados.

Em nota, a Latam confirmou o que a aeronave voltou ao aeroporto por ter sido atingida por um pássaro, mas que não houve pouso forçado ou de emergência. “A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.” A Latam não informou a quantidade de pessoas que estavam no avião. O aeronave é um Airbus A320-214 com espaço para até 180 passageiros.

Deixe seu comentário: