Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Balada Segura em Caxias do Sul barra 192 condutores alcoolizados

Compartilhe esta notícia:

De janeiro a março do ano passado, foram 251 autuações por embriaguez em 2.513 abordagens, em um total de 43 operações. (Foto: Leonardo Portella)

A operação Balada Segura registrou no primeiro trimestre de 2019, em Caxias do Sul, 192 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito de álcool. O número representa 9% dos 1.967 motoristas abordados em 37 operações realizadas no período pelos fiscais de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e outros órgãos de segurança.

Os dados compilados pela SMTTM mostram também que o percentual de motoristas autuados alcoolizados ou que se recusaram a realizar o teste de etilômetro no período (9%) é igual ao registrado no primeiro trimestre de 2018. De janeiro a março do ano passado, foram 251 autuações por embriaguez em 2.513 abordagens, em um total de 43 operações. Em relação ao crime de trânsito, dos 192 casos de embriaguez nos primeiros três meses deste ano, seis tiveram resultado igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido no etilômetro.

Avaliação

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, mesmo com a responsabilidade de organização do trânsito em outros eventos realizados durante o trimestre na cidade, como o carnaval e a Festa da Uva, os agentes seguiram focados com ações de fiscalização. Na avaliação de Soares, ainda é alto o número de casos de embriaguez registrados no período. Por isso, as blitze com a aplicação do bafômetro serão fortalecidas ao longo dos próximos meses em Caxias.

É expressivo e motivo de alerta o índice de condutores que arriscam ao misturar álcool e direção no trânsito. Mesmo com campanhas educativas, com uma legislação mais forte, ainda percebemos que o nosso motorista não está preocupado com essa prática, que é um grande fator para o registro acidentes e tragédias. É por isso que estaremos sempre fortes em busca de mais segurança no trânsito”, disse.

CTB

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima, multiplicada por dez, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses, veículo recolhido e multa de R$ 2.934,70. A medida vale também para quem se recusa a fazer o teste do etilômetro. O motorista terá que fazer um curso de reciclagem de 30 horas-aula em um Centro de Formação de Condutores (CFC) e uma prova teórica. Somente será restituída a habilitação após o período de suspensão, conclusão do curso e aprovação na prova teórica de reciclagem.

Se o resultado do bafômetro ultrapassar 0,33 mg/l, ou seja, a partir de 0,34 mg/l a legislação configura como crime de trânsito. Além de todas as penalidades administrativas acima, o condutor será conduzido à Delegacia de Trânsito, onde será lavrada a ocorrência de crime de trânsito. A pena prevista pelo CTB é de seis meses a três anos de detenção, além de multa e suspensão ou proibição para dirigir. A pena é agravada se o condutor se envolver em acidente de trânsito com mortes.

Em Caxias do Sul, o programa de combate à embriaguez no trânsito faz parte de uma parceria entre a SMTTM e o Detran gaúcho. As blitze são realizadas semanalmente, em diversos pontos da cidade, com o apoio de outros órgãos de segurança, como a Guarda Municipal (vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social – SMSPPS), Brigada Militar (BM) e as Polícias Civil, Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF).

Outras infrações

Além da embriaguez, as operações também fiscalizam outras práticas que desrespeitam leis de trânsito e relacionadas à documentação do veículo e do condutor. A mais frequente foi a ocorrência de 92 veículos flagrados com o licenciamento vencido.

Outro caso registrado foram os de motoristas não habilitados, ou seja, que não possuem autorização para conduzir um veículo em via pública. Foram 85 autuações no período. Também foram flagrados 27 casos de condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e outros 24 com a habilitação cassada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Liberdade nas redes sociais não garante debate de ideias
Reforma da Previdência deve ser votada pela CCJ na próxima semana
https://www.osul.com.br/balada-segura-em-caxias-do-sul-barra-192-condutores-alcoolizados/ Balada Segura em Caxias do Sul barra 192 condutores alcoolizados 2019-04-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar