Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Balança comercial brasileira registrou superávit de 1 bilhão de dólares em apenas uma semana

Compartilhe esta notícia:

O resultado manteve o RS como o terceiro maior Estado exportador do País em agosto (Foto: Luiz Muraukas/Folhapress)

A balança comercial registrou superávit (exportações menos compras do exterior) de 1,01 bilhão de dólares na semana passada, segundo números divulgados ontem pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). No acumulado de novembro, o saldo positivo é de 1,15 bilhão de dólares.

Segundo dados oficiais, as exportações somaram 6,89 bilhões de dólares na parcial deste mês, ou 766 milhões de dólares por dia útil, o que representa uma queda de 2% sobre novembro do ano passado. Nesta comparação, recuaram as vendas de semimanufaturados (-10%) e de produtos básicos (-0,7%). As exportações de manufaturados tiveram alta de 1,1%.

Ao mesmo tempo, as compras do exterior somaram 5,74 bilhões de dólares no acumulado de novembro – com média diária de 638 milhões de dólares e queda de 29,4% sobre o mesmo mês de 2014. Sobre o mesmo mês do ano passado, caíram as compras do exterior de combustíveis e lubrificantes (-58,6%), adubos e fertilizantes (-57,3%), veículos automóveis e partes (-35,3%), aparelhos eletroeletrônicos (-33,3%), siderúrgicos (-31,7%) e equipamentos mecânicos (-21,5%).

Já no acumulado deste ano, até 15 de novembro, informou o governo, a balança comercial registrou um superávit de 13,39 bilhões de dólares. Com isso, o resultado registrou forte melhora frente ao mesmo período do ano passado, quando foi apurado um déficit de 3,47 bilhões de dólares.

Na parcial de 2015, as exportações somaram 167,44 bilhões de dólares, com média diária de 771 milhões de dólares (queda de 14,7% sobre o mesmo período do ano passado). As importações, por sua vez, somaram 154,04 bilhões de dólares, ou 709 milhões de dólares por dia útil, uma queda de 22,8% em relação ao mesmo período de 2014.

Os números oficiais mostram que o resultado a melhora do resultado da balança comercial, em 2015, está relacionado principalmente com a forte queda das importações neste ano (que recuam mais do que as vendas externas) e, principalmente, com a diminuição do preço do petróleo. Como o Brasil ainda mais importa do que vende petróleo e combustíveis ao exterior, a queda do preço favorece o resultado comercial. O governo tem destacado, porém, o aumento das quantidades embarcadas para o exterior. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Número de brasileiros com aplicação de dinheiro fora do País é calculado em 300 mil
Pela primeira vez neste ano, mercado prevê inflação brasileira acima de 10%
https://www.osul.com.br/balanca-comercial-brasileira-registrou-superavit-de-1-bilhao-de-dolares-em-apenas-uma-semana/ Balança comercial brasileira registrou superávit de 1 bilhão de dólares em apenas uma semana 2015-11-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar