Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mais de uma centena de baleias morreram encalhadas em uma praia na Austrália

Compartilhe esta notícia:

Alerta sobre a presença de tubarões foi emitido. (Foto: Governo da Austrália)

Cerca de 150 baleias ficaram encalhadas em uma praia no sudoeste da Austrália, segundo informações de jornais locais. Apenas 15 delas teriam sobrevivido.

Autoridades afirmam que um grande esforço de resgate está em curso na região e que um alerta sobre a presença de tubarões na área foi emitido.

As baleias foram encontradas por um pescador em Hamelin Bay, cerca de 300 quilômetros ao sul de Perth, na manhã desta sexta-feira.

Aproximadamente metade delas já estava morta, de acordo com autoridades do Estado da Austrália Ocidental.

“A força dos animais e as condições de tempo, com muito vento e possivelmente chuvoso, terão impacto em quando e onde tentarmos movê-los para o mar”, disse Jeremy Chick, do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações.

Autoridades disseram que os animais são baleias-piloto-de-aleta-curta, uma espécie encontrada nas águas tropicais e temperadas de todos os oceanos.

Esforço tarefa

A ABC (Australian Broadcasting Corporation), a rede de televisão pública da Austrália, informou que dezenas de equipes de resgate estavam na praia.

O alerta de tubarão foi emitido para que as pessoas fiquem longe da área.

“É possível que os animais mortos e moribundos atuem como chamarizes, o que poderia levar os tubarões a se aproximarem ao longo deste trecho da costa”, explicou o Departamento de Pesca do Estado em um comunicado.

Essas baleias-piloto costumam medir até cinco metros e são encontradas em águas tropicais e subtropicais.

Especialistas disseram que o encalhe pode ocorrer quando as baleias estão doentes, feridas ou cometem erros de navegação, particularmente em praias de declive suave. Mas o que houve neste caso específico ainda não foi explicado.

Por vezes, animais encalhados podem emitir pedidos de socorro que atraem outras baleias para a mesma situação.

Em 1996, cerca de 320 baleias-piloto-de-aleta-longa ficaram encalhadas, naquele que foi o maior caso do tipo já registrado na Austrália Ocidental.

Dente de tubarão

Recentemente um dente de um tubarão pré-histórico gigante desapareceu na Costa do Nigaloo, Patrimônio Mundial da Austrália. O dente pertenceu a um predador cuja morte é estimada em cerca de 2,5 milhões de anos atrás. A peça foi furtada do parque, uma área de preservação localizada no oeste do país.

Valioso para colecionadores, o dente de oito centímetros fazia parte da arcada dentária de um Megalodonte, uma das maiores e mais poderosas criaturas que se tem notícia. A espécie gigante apareceu na era geológica Cenozoica. As autoridades atribuem o sumiço à ação de criminosos, que teriam usado um machado ou um cinzel para arrancar a peça.

“Ele tinha características bastante definidas, então você podia ver a borda serrilhada do dente do tubarão. Era provavelmente um dos melhores espécimes que conhecemos”, lamentou Arvid Hogstrom, porta-voz do serviço de Departamento de Meio Ambiente e Conservação da Austrália Ocidental.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Europeus cogitam expulsar diplomatas russos devido a ataque com veneno contra ex-espião no Reino Unido
Michel Temer confunde jornalista com presidente argentino
https://www.osul.com.br/baleias-encalharam-em-massa-em-praia-na-australia-e-intrigaram-autoridades/ Mais de uma centena de baleias morreram encalhadas em uma praia na Austrália 2018-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar