Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Bancada gaúcha pressiona pela liberação de recursos para o Estado

Compartilhe esta notícia:

Deputado Giovani Cherini (PDT) coordena a Bancada do RS no Congresso. (Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Câmara)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, o deputado Giovani Cherini (PDT) informou ontem à noite a esta coluna que na reunião semanal desta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, será confirmada a agenda com ministérios capazes de liberarem recursos para áreas atingidas pelas enchentes. A Bancada deverá se reunir com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar de recursos em razão da enchente que assola o Estado. Segundo Cherini, também se aguarda confirmação de audiências no Ministério das Cidades e Secretaria Geral de Governo. A pauta será a reconstrução da ponte da cidade de Jaguari, no Centro do Estado.

Recursos para Apaes

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) informa à coluna que “na última sexta, dia 16, foram garantidos R$ 420 mil em recursos para Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) no Estado. Provenientes de emendas de minha autoria, os valores serão utilizados para a compra de veículos, equipamentos e materiais pedagógicos, beneficiando inicialmente as unidades de Terra de Areia, Canguçu, Marau e Três Coroas. Continuamos a luta para beneficiar mais municípios, até porque as Apaes prestam um serviço obstinado de inclusão, em ambientes harmônicos de aprendizado e terapia. No ano passado, inclusive, pude ser um dos deputados à frente do movimento que não permitiu as alterações no Plano Nacional de Educação que, caso fossem confirmadas, acabariam com os repasses e, consequentemente, fechariam muitas dessas entidades.”

Recursos para Caxias do Sul

Preocupado com a demora na tramitação de alguns processos de interesse do município que tramitam em Brasília, o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT) apelou para a senadora Ana Amélia (PP). Ela esteve em Caxias do Sul, com o prefeito e lideranças políticas locais, e conversou sobre o atual cenário político e econômico, os prejuízos na região em razão das chuvas e entre outros temas. Segundo Ana Amélia, “recebi pedido de CAF (apoio do prefeito ao processo de financiamento internacional para o município, que está em Brasília, na Corporação Andina de Fomento)”. A demanda será analisada pelo governo federal e em seguida pelo Senado.

Processo kafkiano de Basegio vai à CCJ

A falta de alternativas na sanção que poderia ser aplicada ao deputado Diógenes Basegio (PDT), acusado de contratar uma servidora que não prestava expediente no seu gabinete, pode levar à nulidade o procedimento. O tema será examinado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O corregedor da Casa, deputado Marlon Santos (PDT), que responde a processo no Tribunal de Justiça por apropriar-se de salários dos servidores, e o presidente da Comissão de Ética, Juliano Roso (PCdoB), acusado da prática de contratar um servidor nas mesmas condições de Basegio, expediente arquivado por Marlon, estimularam a aprovação de uma proposta que prevê apenas a perda do mandato, sem qualquer outra alternativa. A tendência na Comissão de Constituição e Justiça, segundo alguns deputados, é buscar a alternativa da sanção de suspensão do mandato, prevista no regimento interno do Legislativo.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Crise, economia e gastos
O que mais se pode esperar?
https://www.osul.com.br/bancada-gaucha-pressiona-pela-liberacao-de-recursos-para-o-estado/ Bancada gaúcha pressiona pela liberação de recursos para o Estado 2015-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar