Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Banco Central reduz a taxa básica de juros pela sexta vez seguida, que agora fica em 10,25% ao ano

Compartilhe esta notícia:

Todos os 43 economistas ouvidos esperam que a Selic vá para 8,25%. (Foto: Reprodução)

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira pela sexta vez seguida nessa quarta-feira, de 11,25% para 10,25% ao ano. Com a decisão de baixar a  Selic em um ponto percentual, o BC manteve o ritmo da reunião anterior, em abril. Os juros recuaram ao menor patamar desde o início de 2014, há três anos e meio.

Para analistas ouvidos, o corte de 1 ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira mostra que o Copom decidiu agir com previsível cautela diante das incertezas trazidas no cenário político após à forte crise que abala o Planalto desde a delação de executivos da J&F envolvendo o presidente Michel Temer.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, ainda há espaço para cortes de juros, principalmente por conta da trajetória da inflação e da atividade econômica fraca, mas o ritmo de cortes fica menor em um cenário de agravamento da crise política.

“O impasse político pode adiar a discussão de reformas fundamentais para a retomada do crescimento, além de abrir, novamente, um cenário de incertezas que começava a ser superado”, afirma Pellizzaro. “O risco de persistência ou agravamento desse cenário, que ainda precisa ser considerado, explica a decisão do Banco Central de não acelerar o ritmo de corte dos juros, como se esperava.”

Mesmo com novos acontecimentos tendo impacto na política de juros, a decisão do Copom reflete a desaceleração dos preços dos últimos meses e a expectativa do mercado de que a inflação poderá até mesmo ficar abaixo do centro da meta ao final de 2017, que ainda se mantém.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Copom reduz a taxa Selic em 1 ponto, passando a 10,25% ao ano
Veja como ficam os juros ao consumidor com a Selic a 10,25% ao ano
https://www.osul.com.br/banco-central-reduz-taxa-basica-de-juros-pela-sexta-vez-seguida-que-agora-fica-em-1025-ao-ano/ Banco Central reduz a taxa básica de juros pela sexta vez seguida, que agora fica em 10,25% ao ano 2017-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar