Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bebês gêmeos são operados dentro do útero da mãe em uma cirurgia inédita em Brasília

Compartilhe esta notícia:

O ideal é que a cirurgia intrauterina seja realizada entre as 22 e 28 semanas de gestação. (Foto: Reprodução)

Dois irmãos gêmeos que ainda nem nasceram foram os pioneiros em um procedimento cirúrgico realizado no Distrito Federal. Eles têm apenas 24 semanas de vida e foram os primeiros bebês a serem operados dentro da barriga da mãe. A fetoscopia era, segundo os médicos, necessária para salvar a vida das crianças.

Os irmãos, unidos pela mesma placenta, precisaram ser separados durante a formação porque estavam com o desenvolvimento comprometido. Um deles recebia mais sangue e, com isso, “corria risco de sobrecarga cardíaca”, explicou a médica obstetra Larah Santillo.

O outro bebê recebia os nutrientes em menor quantidade e “sofria com crescimento menor e possível anemia”, disse.

A cirurgia ocorreu no dia 29 no Hospital Santa Helena, da rede particular de saúde. O procedimento, apesar de delicado, foi considerado pelos médicos como “bem-sucedido”. A mãe, de 33 anos, e os filhos passam bem. Eles receberam alta e voltaram para casa no dia seguinte.

Cirurgia em fetos

A cirurgia fetal intrauterina é indicada para tratamento de fetos que sofrem com problemas congênitos complexos, como era o caso dos bebês. A Secretaria de Saúde informou que ainda não realiza o procedimento.

Devido ao pouco tempo de gestação (6 meses), os gêmeos que dividiam a mesma placenta passaram por uma intervenção delicada. A operação durou duas horas.

Para alcançar os bebês dentro do útero, os médicos utilizam a técnica de “laser terapia”. Nesses casos, é feito um furo na barriga da mãe e, a partir daí, é colocado um laser para acessar o canal de comunicação dos vasos sanguíneos dos bebês e separar as placentas.

O laser é feito de fibra flexível e possui 0,2 milímetro de espessura – uma grossura equivalente a três páginas de um caderno escolar.

Inovação

Para os médicos especialistas em medicina fetal, o ideal é que a cirurgia intrauterina seja realizada entre as 22 e 28 semanas de gestação, quando é possível identificar o problema e tratá-lo antes de “consequências irreparáveis”.

A mãe dos gêmeos em questão, que não teve o nome divulgado, estava na 24ª semana, tempo considerado adequado para o bom resultado da intervenção cirúrgica. Para o diretor da rede onde foi feito o procedimento, Hernandes Aguiar, “trata-se de um crescimento gigante na medicina”.

“Com a cirurgia, conseguimos tratar o bebê ainda em formação. Ele poderia ter sido condenado a óbito. Além disso, a taxa de sobrevida é incrível [80%]”, disse Aguiar.

Caso semelhante

Em junho, administradora de empresas Luciane Pinheiro, de 37 anos, corria contra o tempo para fazer com que o plano de saúde dela cumprisse uma decisão da Justiça. Na época, a mulher esperava a autorização para uma cirurgia no feto, ainda no útero da mãe.

A operação era planejada para conter os efeitos da mielomeningocele, uma malformação que deixa a medula espinhal exposta e permite que líquido suba para o cérebro, causando hidrocefalia. No dia seguinte à reportagem, o plano de saúde autorizou o procedimento e a cirurgia foi feita.

Como, na época, não havia a tecnologia necessária no DF, Luciane precisou fazer o procedimento em São Paulo. Na terça-feira (3), a administradora de empresas disse que está bem: “Em repouso absoluto para que Maria Alice possa nascer no tempo certo”. Ela está no sétimo mês de gravidez.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil fecha 1,32 milhão de empregos formais em 2016
Polícia detém suposto terrorista que planejava atentado na Áustria
https://www.osul.com.br/bebes-gemeos-sao-operados-dentro-do-utero-da-mae-em-uma-cirurgia-inedita-em-brasilia/ Bebês gêmeos são operados dentro do útero da mãe em uma cirurgia inédita em Brasília 2018-07-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar