Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Bebês são libertados de centro de detenção no Texas

Compartilhe esta notícia:

Fevereiro registrou um número recorde de pessoas cruzando a fronteira sem autorização: 76 mil. (Foto: Reprodução)

Agentes do Serviço de Imigração e Aduanas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) liberaram na terça-feira (05) 12 crianças de um centro de detenção em Dilley, no Sul do estado do Texas, após defensores de direitos dos imigrantes denunciarem as condições do local, citando água poluída, escassez de comida para bebês e falta de acompanhamento médico.

Paralelamente, em Washington, o comissário de Aduanas e Proteção de Fronteiras, Kevin K. McAleenan, anunciou que, pela quarta vez em cinco meses, o número de famílias migrantes cruzando a fronteira dos EUA com o México bateu recordes. Em fevereiro foram mais 76 mil imigrantes cruzando as fronteiras sem autorização, um número superior ao dobro do registrado no mesmo período em 2017.

Em um e-mail enviado na segunda-feira (04), o ICE reconhecia que 16 bebês com menos de 1 ano estavam retidos no Centro Familiar Residencial do Sul do Texas, em Dilley. A situação dos quatro bebês que não foram liberados ainda é desconhecida.

“Todas as mães com quem falei me disseram que seus filhos apresentavam sinais de doenças”, afirmou à rede CBS Katy Murdza, coordenadora de um grupo de defesa dos imigrantes ilegais, que trabalha em Dilley há dois anos e raramente via bebês no centro de detenção até poucas semanas atrás. O ICE costumava ter uma “regra não-oficial”, de que mães com bebês conseguiriam driblar o processo tradicional.

Segundo Katie Shepherd, do Conselho Americano de Imigração, imigrantes são mantidos em centros de detenção até que autoridades determinem se eles são ou não uma ameaça à comunidade ou se correm o risco de fugir. “É perturbador e absurdo que o ICE diga que precisa checar se um bebê de cinco meses representa um perigo ou corre o risco de fugir”, afirmou Shepherd.

Em um e-mail, um agente do ICE afirmou que o aumento de bebês detidos era resultado do aumento de pessoas cruzando a fronteira. “Como o número de famílias tentando entrar nos EUA aumentou, aumentou também o número de famílias com crianças, incluindo bebês”, destacou o agente. De acordo com o e-mail, imigrantes detidos recebem “amplo atendimento médico, incluindo a assistência de enfermeiros, terapeutas, médicos, dentistas e acesso à emergência 24 horas”.

“Essa informação não é corroborada pelos pais que ficaram detidos em Dilley”, disse  Colleen Kraft, ex-presidente da Associação Americana de Pediatras. “Eles vão à clínica e ouvem que devem voltar em outro momento”.

Crise na fronteira

O alto número de famílias cruzando o fronteira sugere que as políticas de controle da imigração do presidente Donald Trump não estão surtindo efeito. Mais de 2 mil migrantes que viajaram numa caravana da América Central no ano passado parecem ter abandonado o sonho. Mas as famílias que partiram em seguida parecem ter reorganizado suas rotas em vez de desistir, e os números não param de crescer, afirma o New York Times. Mais de 90% dos novos migrantes vêm da Guatemala.

“O sistema está absolutamente sobrecarregado e à beira de um colapso”, afirmou McAleenan durante o anúncio. “As soluções são temporárias e esse cenário é insustentável. Trata-se claramente de uma crise humanitária e de segurança na fronteira”. “Nunca vimos números como esses”, ressaltou Ruben Garcia, diretor da Annunciation House, rede voluntária de apoio aos imigrantes ilegais.

Segundo Garcia, durante uma única semana em fevereiro, autoridades do setor de imigração libertaram mais 3.600 imigrantes à rede, o número mais alto registrado durante uma semana desde a fundação da Annunciation House, em 1978. Na maioria das vezes, os voluntários têm conseguido dar conta das demandas, mas houve casos em que nem todos os esforços foram capazes de atender às necessidades, como num dia em em que foram liberadas 150 pessoas a mais do que o planejado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Nova Délhi é a capital mais poluída do mundo
Novos tempos na empresa aérea Virgin Atlantic: as aeromoças não precisam mais usar saia nem maquiagem
https://www.osul.com.br/bebes-sao-libertados-de-centro-de-detencao-no-texas/ Bebês são libertados de centro de detenção no Texas 2019-03-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar