Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Bill Gates disse que uma nova epidemia pode matar 30 milhões de pessoas em seis meses

Compartilhe esta notícia:

Ao todo, a iniciativa espera contemplar 92 países de baixa renda. (Foto: Reprodução)

Bill Gates anunciou, em evento em Boston (EUA), que vai investir US$ 12 milhões em uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra gripe. “Quase todos os discursos que eu faço sobre saúde global são sobre o incrível progresso e novas ferramentas que estão ajudando o mundo a reduzir a mortalidade infantil e combater doenças infecciosas”, disse Gates.

Em 2018, faz 100 anos de uma das piores gripes que assolou a humanidade. Em 1918, uma pandemia de gripe matou de 50 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Um dos principais motivos era que, naquela época, não havia vacina contra nenhum tipo do vírus.

“Há uma área, no entanto, em que o mundo não está progredindo muito. E a história é bem negativa se não levarmos a sério. E isso é preparação para pandemias. Deve interessar a todos nós, porque a história nos ensinou que haverá outra pandemia global mortal”, comentou o cofundador da Microsoft em tom de preocupação.

Para isso, Gates anunciou que vai investir o montante milionário no Grand Challenge, uma parceria com a família de Larry Page, cofundador da Google, para ajudar a acelerar o desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe.

“O objetivo é incentivar o pensamento ousado dos melhores cientistas do mundo em todas as disciplinas, incluindo os novos campos. Lucy e Larry Page também estão apoiando os esforços do Sabin Vaccine Institute para encorajar abordagens inovadoras que eliminem a ameaça de uma pandemia mortal de gripe”, informou Gates.

Vírus

Gates advertiu para o fato de ser cada vez mais fácil a fabricação do vírus do sarampo em laboratórios de pequenos agentes não governamentais. Novos agentes patogênicos podem surgir com o aumento da população mundial e a invasão a ambientes desconhecidos. Os deslocamentos mais fáceis e rápidos tornariam a contaminação mais veloz e ampla. “Pense no número de pessoas que deixam todos os dias Nova York para ir a outra parte do mundo. Estamos em um mundo interconectado.”

Para ele, o mundo será surpreendido por doenças que já surgiram como surto – é o caso de duas graves síndromes respiratórias, a Sars e a Mers, causadas por vírus. “Se você fosse dizer aos governos que armas capazes de matar 30 milhões de pessoas estão em construção neste momento, haveria uma noção de urgência sobre a preparação contra essa ameaça”, disse Gates. “No caso de ameaças biológicas, essa noção não existe. O mundo precisa estar preparado para pandemias da mesma forma como está preparado para a guerra”, completou.

Gates aproveitou a ocasião para anunciar que a Fundação Bill and Melinda Gates oferecerá subsídio de 12 milhões de dólares ao estímulo das pesquisas sobre uma vacina universal contra a gripe. Reconheceu haver atualmente diagnósticos mais rápidos de doenças, antibióticos capazes de tratar a pneumonia associada à gripe e medicamentos antivirais que elevam as taxas de sobrevivência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um cientista australiano de 104 anos viajará à Suíça só para morrer
Sobrinho modelo de Hillary Clinton vira sensação na internet
https://www.osul.com.br/bill-gates-quer-acabar-com-a-gripe-no-mundo-investindo-12-milhoes-de-dolares-em-vacinas/ Bill Gates disse que uma nova epidemia pode matar 30 milhões de pessoas em seis meses 2018-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar