Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Biogás de aterro sanitário passa a gerar energia limpa no RS, em Minas do Leão

Compartilhe esta notícia:

Foto: Jackson Ciceri

Foi apresentada ao mercado nesta terça-feira a primeira usina de geração de energia a partir do gás de aterro sanitário no Rio Grande do Sul. Localizada em Minas do Leão e com investimento superior a 30 milhões de reais pelo Grupo Solvi e Copelmi Mineração, a termelétrica tem capacidade para atender cerca de 200 mil habitantes. A potência instalada é de 8,55 MW e a plena chegará a 15 MW, gerando energia limpa a partir do lixo doméstico depositado no aterro sanitário de Minas do Leão da CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos).

O processo inicia pelo metano, existente no biogás, que deixa de ser queimado e lançado na atmosfera, sendo aproveitado na geração de energia. O processo é ambientalmente correto, não apenas de preservação, mas de melhoria do meio ambiente. Com isso, reduz a emissão de CO2 em 170 mil toneladas por ano, contribuindo para a redução de gases do efeito estufa. O aterro de Minas do Leão recebe diariamente 3,5 mil toneladas de resíduo urbano.

Na cerimônia, tomaram a palavra a prefeita de Minas de Leão, Silvia Maria Lasek que mencionou a consciência do povo brasileiro para as questões ambientais. O presidente da Solvi Infraestrutura, Lucas Radel adiantou que além desta usina, outras três estão em fase de implantação, devendo representar um investimento na ordem de 300 milhões de reais e gerar energia suficiente para abastecer cerca de 400 mil gaúchos. O Prefeito da Capital, José Fortunati atestou: “estamos dando um salto de qualidade”, mencionando  a sustentabilidade como fator de gestão pública. Lembrou que Porto Alegre produz cerca de 2,2 mil toneladas de lixo por dia, das quais apenas 200 são de recicláveis, mas um processo que já gera emprego para centenas de pessoas.

O Governador do Estado, José Ivo Sartori  reiterou a importância do lixo trabalhado e transformado, pois “muda a vida das pessoas e de uma cidade”. Segundo ele, o Governo apoia tais iniciativas. “O futuro, o amanhã é sustentável e isto é uma obra não de hoje, mas para o amanhã e para muitos governos”, finalizou.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Aprender dormindo é possível, diz uma pesquisa
Sinduscon-RS premia os melhores da indústria da construção civil no Estado
https://www.osul.com.br/biogas-de-aterro-sanitario-passa-a-gerar-energia-limpa-no-rs-em-minas-do-leao/ Biogás de aterro sanitário passa a gerar energia limpa no RS, em Minas do Leão 2015-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar