Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil BNDES pode ter perdido 848 milhões de reais com o frigorífico JBS, aponta Tribunal de Contas da União

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

O TCU (Tribunal de Contas da União) encontrou indícios de que o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ao frigorífico JBS pode ter lesado a instituição estatal em pelo menos 847,7 milhões de reais. Entre 2006 e 2014, a JBS recebeu 8,1 bilhões de reais para comprar companhias no exterior e se tornar uma gigante no setor de carnes.

Em troca, o banco se tornou sócio da empresa. A fatia da BNDESPar (empresa de participações) na JBS, que já foi de 33,4%, hoje é de 24,6%. Na mira do TCU estão três operações feitas entre 2007 e 2009, que totalizam 5,6 bilhões de reais.

A investigação se refere a valores que o banco não precisaria ter desembolsado. Em julho de 2007, a JBS comprou a norte-americana Swift Food com 1,137 bilhão de reais liberado pelo BNDES. Segundo o relatório, o banco adquiriu ações da JBS com ágio de 0,50 reais por ação, muito acima da média de mercado, levando a uma perda de 69,7 milhões de reais.

Em abril de 2008, o BNDES concedeu 995,8 milhões de reais para a JBS tentar comprar National Beef, Smithfield Beef e Five Rivers. O contrato estabelecia que o BNDES pagaria pelos papéis da JBS o valor médio dos últimos 90 pregões (5,90 reais por ação), já acima dos 4,74 reais da Bolsa na época. A regra foi alterada para a média de 120 pregões, e o valor subiu para 7,07 reais.

Essa troca teria levado a um dano de 163,5 milhões de reais para o BNDES. Segundo o relatório, a operação era “arriscada” e foi aprovada em apenas 22 dias, ante uma média usual de sete meses. A terceira operação foi a compra de debêntures (títulos de dívida) para a JBS adquirir a Pilgrim’s Pride, nos EUA. Foi a grande tacada empresarial do grupo para se tornar uma gigante global.

Nesse negócio, fechado em 2009, o BNDES pode ter perdido duplamente. Para o TCU, há indícios de dano de 266,7 milhões de reais no cálculo do valor da ação e outros 347,8 milhões de reais pelo banco abrir mão de um prêmio de 10% quando converteu as debêntures em ações. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Menino de 10 anos é o único na sala de aula. Ele não tem colegas
Sob forte esquema de segurança, Paris sedia Conferência do Clima das Nações Unidas
https://www.osul.com.br/bndes-pode-ter-perdido-848-milhoes-de-reais-com-o-frigorifico-jbs-aponta-tribunal-de-contas-da-uniao/ BNDES pode ter perdido 848 milhões de reais com o frigorífico JBS, aponta Tribunal de Contas da União 2015-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar