Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > O governo do Estado repartirá 7 bilhões de reais do ICMS entre as quase 500 prefeituras gaúchas no ano que vem

Bolsonaro assina lei que cria primeira universidade do governo

Criação da universidade foi aprovada pelo Congresso no dia 12 de junho. (Foto: Agência Brasil)

Na noite desta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro assinou a lei que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com sede em Araguaína. Com a nova lei, cursos, alunos e cargos dos campus de Araguaína e Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT) serão automaticamente transferidos para a UFNT. Também serão criadas unidades nos municípios de Xambioá e Guaraí.

“É a primeira do nosso governo e será uma forma diferente, mas diferente no bom sentido, de encarar o ensino público no nosso país. O Tocantins merece”, disse o presidente pelas redes sociais:

No dia 12 de junho deste ano foi aprovada no Congresso a criação da universidade. Durante a ocasião da aprovação no plenário, a relatora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senadora Kátia Abreu (PDT-TO), agradeceu a aprovação do projeto, afirmando que a universidade ia fazer a diferença não só para os jovens de Tocantins, mas também para os jovens do sul do Maranhão, do sul do Piauí e do sul do Pará.

A UFNT terá cerca de 20 mil alunos, com cerca de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e cursos tecnológicos.