Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro diz a aliados que vai decidir “pessoalmente” o próximo procurador-geral da República

Compartilhe esta notícia:

O mandato da atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge, vai até setembro. (Foto: José Cruz/ABr)

O presidente Jair Bolsonaro disse a aliados que vai decidir “pessoalmente” o nome do próximo procurador-geral, o que alimentou a sensação de que conselhos que vierem de gente de fora de sua família terão pouco peso na escolha.

O ex-presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) José Robalinho Cavalcanti iniciou um giro pelo Congresso em busca de apoio. Ele se inscreveu na disputa que levará a uma lista tríplice de nomes.

Aliados de Raquel Dodge, a atual procuradora-geral, dizem que, embora fora da disputa promovida pela ANPR, ela segue no páreo pelo apoio que tem no Congresso e entre integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) e até do Planalto. Bolsonaro, recentemente, referiu-se a ela como “séria”.

Centrão

Parlamentares do Centrão passaram a defender, em conversas reservadas, a recondução de Raquel Dodge ao cargo de procuradora-geral da República. O motivo é o temor de que o presidente Jair Bolsonaro escolha um nome mais “linha-dura” para a sua sucessão.

A escolha da chefia do MPF (Ministério Público Federal) é um tema sensível ao grupo, pois parlamentares de siglas que compõem o bloco, como PP e PSD, são alvo da Operação Lava-Jato e outros inquéritos no Supremo Tribunal Federal. O nome indicado por Bolsonaro precisará ser aprovado pelo Senado. O mandato de Raquel vai até setembro.

Celulares hackeados

Pelo menos dez procuradores do Ministério Público Federal tiveram os celulares hackeados nas últimas duas semanas. A Procuradoria-Geral da República está investigando os casos. Além de Rodrigo Janot, que teve o aparelho hackeado na véspera de se aposentar do Ministério Público Federal, também foram vítimas o procurador regional Danilo Dias e o subprocurador Nicolao Dino.

Tanto Dias quanto Dino foram da equipe mais próxima de Janot. Dino foi seu vice-PGR. Também foi vítima o procurador Márcio Barra Lima, da força-tarefa da operação Greenfield. Em alguns ataques, há roubos de identidade e “sequestro de contas” de aplicativos de mensagens, como Telegram e Whatsapp. Nesses casos, mensagens falsas podem levar os usuários a clicar ou fornecer informações que permitem a fraude. A Secretaria de Tecnologia da PGR é a responsável pela investigação.

Janot

Em abril deste ano, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot se aposentou após 35 anos de Ministério Público Federal. Ele vai abrir um escritório de advocacia e atuará na área de compliance. Em uma carta de despedida endereçada aos colegas do MPF, o ex-procurador-geral fez uma crítica velada à decisão do Supremo Tribunal Federal  de abrir inquérito ameaças contra a Corte, sem a participação da Procuradoria-Geral da República. Para ele, o STF é um esteio da estabilidade institucional e deve se manter distante das paixões típicas de embates políticos.

“Em momentos de crise, a Justiça deve ser um esteio de estabilidade, até porque essa instituição foi blindada pela Constituição contra paixões e refregas próprias da vida político-partidária justamente para, no agir ponderado e imparcial, encontrar a necessária legitimidade de mediar conflitos e pacificar a sociedade”, escreveu o ex-procurador-geral. O texto foi enviado aos, agora, ex-colegas de instituição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Odair destaca qualidade do grupo e confiança em dar oportunidades
Com uma vitória de 2 a 0 sobre o CSA, o Inter subiu para o quinto lugar no Campeonato Brasileiro
https://www.osul.com.br/bolsonaro-diz-a-aliados-que-vai-decidir-pessoalmente-o-proximo-procurador-geral-da-republica/ Bolsonaro diz a aliados que vai decidir “pessoalmente” o próximo procurador-geral da República 2019-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar