Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro tem quadro de vômito e náuseas e passa a usar sonda

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro chegou a despachar no hospital. (Foto: Divulgação/PR)

O presidente Jair Bolsonaro se sentiu mal na tarde deste sábado (2), apresentado quadro de náusea e vômito, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Ele usa uma sonda nasogástrica para se alimentar.

Bolsonaro, apesar da indisposição, não tem febre e não sente dor. Exames laboratoriais feitos no presidente estão normais. Os médicos ainda orientam que as visitas sejam restritas. Apenas a esposa Michelle Bolsonaro e o filho Carlos Bolsonaro acompanham o presidente.

Apesar do pedido da equipe médica para que o presidente evite emoções, Carlos Bolsonaro revelou nas redes sociais que o pai assiste nesta tarde ao jogo do Palmeiras contra o Corinthians pelo Campeonato Paulista. Carlos Bolsonaro também pediu orações pela recuperação do pai.

“Continuem com suas orações e apoio! Faz toda diferença!”, escreveu Carlos.

A nota do hospital

“O excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece internado no Hospital Israelita Albert Einstein.

Mantém-se sem dor, afebril e com exames laboratoriais normais. Encontra-se com sonda nasogástrica devido a episódio de náuseas e vômito. Continua em jejum e nutrição parenteral exclusiva.

Por ordem médica, o paciente segue com visitas restritas.”

Assinam o cirurgião Antônio Luiz Macedo, o clínico e cardiologista Leandro E​​chenique, e o diretor superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein​, Miguel Cendoroglo.

“Esforçozinho”

O presidente Jair Bolsonaro, internado no Hospital Albert Einstein, após uma cirurgia de retirada da bolsa de colostomia, tomou uma “bronca” de médicos por ter realizado uma videoconferência na sexta-feira com o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno. A chamada durou dez minutos e foi feita no gabinete provisório que foi montado ao lado do quarto onde o presidente está internado. A orientação da equipe técnica é que ele não fale para evitar a formação de gases que comprometam sua recuperação.

“Eu pedi para não falar nada porque senão vai engolir ar e pode piorar o quadro abdominal, é isso que a gente acha”, disse o cirurgião Antônio Luiz Macedo. Além de falar, médicos não querem que Bolsonaro fique com a televisão ligada para evitar reações emocionais. Ele, no entanto, acompanhou as sessões da Câmara e do Senado no dia anterior. Para este sábado, a ordem foi não assistir ao jogo entre Palmeiras e Corinthians. “Eu pedi para moderar tudo, tomar cuidado porque ainda faltam alguns dias de pós-operatório, não está resolvido ainda o pós-operatório”, afirmou Macedo.

Na última quinta-feira, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, admitiu que é difícil para o presidente seguir a recomendação de não falar. “Ele é presidente da República, mas a gente tem que fazer um esforçozinho para ajudá-lo também”, comentou o médico, quando perguntado sobre a insistência de Bolsonaro em falar e despachar durante a internação.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O senador Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado
Messi brilhou, mas o Barcelona empatou com o Valência e teve a sequência de vitórias quebrada
https://www.osul.com.br/bolsonaro-tem-quadro-de-vomito-e-nauseas-e-passa-a-usar-sonda/ Bolsonaro tem quadro de vômito e náuseas e passa a usar sonda 2019-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar