Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Governador gaúcho apresenta a reforma estrutural do Estado a líderes e presidentes de entidades empresariais

Bomba da 2º Guerra é desativada em Frankfurt

Artefato provocou retirada de cerca de 60 mil pessoas. Foi a maior operação desse tipo na Alemanha depois do fim do conflito. (Foto: Reuters)

Especialistas em explosivos desarmaram neste domingo (3) uma bomba da Segunda Guerra Mundial em Frankfurt. O artefato foi descoberto na semana passada em um canteiro de obras. Cerca de 60 mil pessoas – cerca de 8% da população da cidade – tiveram que deixar a área enquanto prosseguiam os trabalhos para neutralizar a bomba. Foi a maior operação desse tipo na Alemanha desde o fim da guerra.

Os técnicos precisaram de quatro horas para desativar a bomba. A operação de evacuação começou bem antes, por volta de 8h no horário local (3h em Brasília) e se estendeu até 18h30min.

Nesse período, até mesmo hospitais e asilos de idosos na região foram evacuadas, assim como as sedes do Banco Central Alemão e de uma TV local. Abrigos foram montados para moradores que nao puderam ir para a casa de amigos ou familiares.

Dois desses abrigos tinham capacidade para 10 mil pessoas. A cidade também montou uma operação de “distração” para os moradores afetados, permitindo que eles pudessem visitar os museus da cidade sem custos. (AG)