Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bovespa cai 2,52% em março após dois meses de alta

Compartilhe esta notícia:

O desempenho negativo das ações da Petrobras fez com que o Ibovespa caísse 2,90%, aos 99.824 pontos. (Foto: EBC)

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou em queda nesta sexta-feira (31). O Ibovespa, principal indicador da Bolsa, caiu 0,43%, aos 64.984 pontos. Em março, o índice caiu 2,52%, na primeira queda mensal do ano. Já na semana houve avanço de 1,77%. No ano, a Bovespa acumula alta de 7,9%.

“O mercado está apático, está faltando algum fenômeno novo para ver se o mercado se mexe”, disse à Reuters o operador da corretora BGC Liquidez Alexandre Soares sobre o movimento mais fraco nas últimas sessões.

No cenário político, o mercado ainda vê espaço para promover ajustes de curto prazo em meio ao noticiário recente mais conturbado, incluindo o adiamento da votação sobre recuperação fiscal dos estados por falta de acordo e a aprovação da terceirização por margem estreita.

Ainda entre as notícias locais desfavoráveis, a atividade econômica do país iniciou o ano com desempenho pior que o esperado, gerando cautela. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do PIB (Produto Interno Bruto), recuou 0,26% em janeiro ante dezembro, enquanto estimativa de analistas consultados pela Reuters apontava queda de 0,1%.

Por outro lado, a criação de uma nova taxa de juros para balizar o custo dos financiamentos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que passará a contar com menos subsídios da União, a partir de 1º de janeiro de 2018, foi bem recebida por analistas, por trazer mais previsibilidade aos negócios.

“O maior problema do empresário era ficar à mercê de uma canetada do CMN (Conselho Monetário Nacional) para aumentar o diminuir a taxa. Agora essa taxa vai ser dada pelo próprio mercado”, disse Soares.

Destaques

As ações do Itaú Unibanco e do Bradesco, com peso importante na composição do Ibovespa, caíram e ajudaram a puxar o indicador para baixo. Os papéis preferenciais dos bancos caíram 1,66% e 0,8%, respectivamente.

A Vale perdeu 1,12% nas ações preferenciais e 1,03% nas ordinárias, em mais uma sessão de baixa para os contratos do minério de ferro na China, segundo a Reuters.

Já a Petrobras subiu 0,28% na ação preferencial e 0,33% na ordinária, em sessão sem rumo único para os contratos de referência do petróleo no mercado internacional. No radar estava o anúncio da petroleira de que sua diretoria indicou cinco grupos de ativos que terão os processos de venda reiniciados nas próximas duas semanas para seguir determinações do Tribunal de Contas da União.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

As termelétricas entraram em operação com a chegada da seca. Chuvas ficaram restritas à região Sul
Um novo decreto deve manter o desconto de 46 centavos ao litro do diesel até dezembro
https://www.osul.com.br/bovespa-cai-252-em-marco-apos-dois-meses-de-alta/ Bovespa cai 2,52% em março após dois meses de alta 2017-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar