Home > CAPA – Destaques > Em mais uma ótima atuação, o Grêmio vence o Coritiba por 2 a 0 na Arena pelo Campeonato Brasileiro

Brasil, um país de 100 milhões de sedentários

62,1% da população não pratica qualquer esporte. (Foto: AG)

Estudo revela que cerca de 100,5 milhões de brasileiros não estão praticando atividade física. O estudo foi realizado em 2015, mas a divulgação foi realizada nesta semana. De acordo com a pesquisa, envolvendo brasileiros acima de 15 anos de idade, 62,1% da população não pratica qualquer esporte ou atividade física. Levando em consideração que o estudo apurou o que cada um entende por esporte ou atividade física, este número se torna ainda mais alarmante, porque mostra um elevado nível de sedentarismo.

Se for isolado somente o grupo acima de 15 anos que não pratica atividade esportiva, mas pratica alguma atividade física, este percentual sobe para 76%. Curiosamente, o estado que teve o pior resultado foi o Rio de Janeiro, estado com fácil acesso a áreas litorâneas, que normalmente serve de estimulo a hábitos mais saudáveis.

No Rio, somente 18,9% da população a¡rma praticar alguma modalidade esportiva. Se for analisar as justi¡cativas para a não prática de exercício físico ou atividades esportivas, encontramos: falta de tempo (38,2%), não gostam ou não querem (35%), problemas de saúde ou idade (19%), falta de instalações esportivas acessíveis ou nas proximidades (2,7%), problemas ¡nanceiros (1,9%), não possuem companhia (1,7%) e outros (1,5%).

O Estado com maior percentual de praticantes de atividade física é o Amazonas e, em toda a pesquisa, observou-se que os homens são os que mais praticam atividade física. Dos 38,8 milhões de brasileiros que responderam fazer algum esporte ou atividade, 63,2% eram homens e 36,8% eram mulheres.

Comentários