Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece A Brigada Militar completa 180 anos com grandes desafios pela frente

Compartilhe esta notícia:

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal Lago, reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (16) para detalhar as ações da Corporação, que chega aos seus 180 anos de atividades. (Fotos: Rafael Silva/GCG)

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal Lago, reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (16) para detalhar as ações da Corporação, que chega aos seus 180 anos de atividades. Com um orçamento reduzido devido à crise que o Estado enfrenta, além de um efetivo também menor, a Brigada Militar passa por desafios, mas entregando à sociedade respostas que já começam a suavizar o quadro da violência e da criminalidade. Uma das iniciativas, segundo o coronel, foi a implantação da Operação Avante, que prega a metodologia de resultados, inserida em um processo de gestão que visa a prevenção, através de um policiamento ostensivo.

Outro programa visa a presença da BM nas escolas, educando jovens no combate às drogas, já com 23 mil alunos assistidos. Com relação ainda a segurança preventiva, o coronel citou o acolhimento às mulheres com registros na Maria da Penha, com visitas às suas residências e acompanhamento dos casos.

A presença de oficiais da Brigada Militar nas comunidades é uma realidade que vem trazendo resultados. O coronel Andreis relata que os policiais, estrategicamente, estão atuando em áreas próximas de suas residências, “participando da comunidade, operando de perto na prevenção, mediando situações de risco”. Além disso, ele cita as vans que estão circulando nas comunidades, em diferentes horários, também buscando maior proximidade com a população e é este “empoderamento da Corporação”, como define o comandante-geral da BM, que traz resultados, ao lado das bases fixas de prestação de serviços e de articulação. “A Polícia sozinha não é suficiente para atuar em alguns locais por isso esta interface com a comunidade é muito importante. Estamos possibilitando que outros órgãos façam a sua parte”.

Hoje, a BM investe no tripé gestão, saúde e educação, “o caminho para chegar lá e vencer este momento difícil”, como diz o coronel Andreis Dal Lago. O investimento passa pelo jovem e pela ascensão na carreira militar, com oferta de cursos de mestrado e doutorado profissionalizantes. Em fevereiro do próximo ano, cerca de 450 soldados estarão se formando, devendo passar a atuar na região metropolitana, “que será mais bem atendida e onde ainda o cenário é preocupante”.

Os dados da BM de 2017 apontam índices superiores a 2016 em 25% na apreensão de drogas em geral, 28% de maconha, 7% de crack, 21% de foragidos capturados, 43% de armas impróprias apreendidas. Foram 84.900 prisões e 54.406 veículos recolhidos. O total de pessoas abordadas chegou a 3 milhões no período.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Menino de 8 anos, que fuma e bebe, põe fogo em repartição na Argentina
Acendimento chama m crioula, Palácio Piratini, 14.09.2015
Governador acende a Chama Crioula no Palácio Piratini
https://www.osul.com.br/brigada-militar-completa-180-anos-com-balanco-positivo-de-atividades/ A Brigada Militar completa 180 anos com grandes desafios pela frente 2017-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar