Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Bronzeador faz mal? Entenda a diferença entre ele e o protetor solar

Compartilhe esta notícia:

O indicado para garantir o bronzeado desejado é que se aplique o bronzeador em cima do protetor solar. (Foto: Reprodução)

É de extrema importância que todas as partes do corpo sejam protegidas contra os raios solares, tanto para manter a beleza da pele, quanto para a saúde, principalmente no verão. Mas, sempre surgem algumas dúvidas, tais como: qual é a diferença entre o bronzeador e o protetor solar? Qual é o indicado utilizar? Em quais situações usar um ou outro? Como usar? Veja abaixo o que cada um deles faz.

Diferenças entre bronzeador e protetor solar

É preciso saber que o bronzeador não fornece nenhuma prevenção contra os raios UVA e UVB, já que ele é um filtro que somente faz com que a camada da pele mais superficial oxide e mude a cor para um tom que seja próximo ao bronzeado, quando se fica exposto ao sol. O indicado para garantir o bronzeado desejado é que se aplique o bronzeador em cima do protetor solar.

Já o protetor solar, além de proteger a pele contra queimadura e bronzeamento, fatos que acontecem por conta da exposição ao sol, previne contra radiação do tipo UVA e UVB. O não uso do protetor solar pode acarretar em diversos sintomas desagradáveis, tais como a alteração da cor e descamação da pele e vermelhidão, além de linhas de expressão, rugas e, em casos mais sérios, o temido câncer de pele, tudo por conta da radiação solar.

Uma das diferenças entre o protetor solar e o bronzeador é que enquanto o efeito do primeiro é imediato, o resultado do segundo acontece somente em 72 horas. Para acelerar este tempo é indicado o consumo de betacaroteno e licopeno que ativam a melanina, através de alimentos que contenham essas substâncias, como, por exemplo, o tomate, a melancia, a cenoura, o mamão e a abóbora. Em suma, o protetor solar reduz os efeitos dos raios e o bronzeador, como o próprio nome diz, age com a função de bronzear a pele.

Saiba qual é o melhor protetor para sua pele

O fator de proteção solar varia de acordo com a tonalidade da pele: para as peles mais claras, é aconselhado o uso de um filtro solar com um FPS maior, enquanto para as peles mais escuras, o FPS pode ser menor.

No entanto, para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioletas, também é importante aplicar o filtro solar corretamente, fazendo uma camada uniforme, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água do mar ou da piscina, por exemplo. Além disso, para uma maior proteção da pele pode também optar pelo protetor solar bebível, que protege a pele dos danos causados pelo sol.

FPS entre 30 e 50, para a pele branca e muito branca: a pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando avermelhada.

FPS entre 20 e 30, para a pele morena clara à mulata: a pele é morena clara, o cabelo castanho escuro ou preto que por vezes, queima-se, porém, também se bronzeia.

FPS 20 , para a pele negra, que é muito escura, raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que o bronzeado não seja muito visível.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Os ataques de escorpiões aumentaram 80% nos últimos cinco anos no Brasil
Saiba como prevenir dores de ouvido durante o verão
https://www.osul.com.br/bronzeador-faz-mal-entenda-a-diferenca-entre-ele-e-o-protetor-solar/ Bronzeador faz mal? Entenda a diferença entre ele e o protetor solar 2019-01-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar