Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Buraco na Soyuz pode ter sido feito de dentro da nave, indica uma investigação russa

Compartilhe esta notícia:

Imagem do buraco descoberto na nave Soyuz. (Foto: Nasa)

Há algumas semanas, cosmonautas que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS) fizeram uma caminhada espacial (spacewalk) para investigar um misterioso buraco encontrado na cápsula Soyuz MS-09, atracada à ISS. O furo foi encontrado em 29 de agosto, quando os controladores de voo em Houston e Moscou notaram uma pequena queda na pressurização da estação.

No dia seguinte, a equipe do laboratório encontrou um vazamento de oxigênio no compartimento superior da cápsula, a qual havia transportado três tripulantes até o complexo espacial em junho. A cavidade foi tampada com material selante e as fotografias mostraram várias rachaduras, as quais podem ter sido causadas por uma broca, bem como o pequeno buraco que foi rapidamente tampado pela tripulação a fim de conter as consequências e impedir um desastre.

Segundo o cosmonauta Sergei Prokopyev, a cavidade teria sido feita de dentro da espaçonave, muito embora caiba “aos órgãos de investigação julgarem como esse buraco foi feito”. Ainda de acordo com ele, a rápida identificação e reparo do buraco pela tripulação demonstrou que os astronautas estariam prontos para qualquer desdobramento do caso.

Desde então, as autoridades russas estão investigando o que causou o buraco, usando também as observações feitas durante a caminhada espacial que aconteceu em 12 de dezembro. As amostras coletadas por Prokopyev e seu colega de tripulação, Oleg Kononenko, estão sendo analisadas, com a nave Soyuz danificada já estando de volta à Terra.

Segurança

Quando a cápsula estava transportando uma equipe de astronautas de volta ao planeta, o buraco não representou perigo para eles porque o local onde ele foi feito foi descartado antes da reentrada na atmosfera da Terra, garantindo a segurança de todos os presentes.

Dmitry Rogozin, chefe da agência espacial russa (Roscosmos), chegou a dizer que o furo poderia ter sido feito no espaço, por algum membro da equipe presente na ISS, e chegou a levantar a suspeita de uma possível sabotagem por parte da Nasa (a agência espacial norte-americana). Prokopyev comentou a afirmação do chefe da agência russa, dizendo que “você não deve pensar tão mal da nossa tripulação”. Embora Rogozin não tenha culpado os astronautas, a declaração causou algum atrito entre a Roscosmos e a NASA. Após isso, ele sugeriu que a mídia teria distorcido suas palavras.

Ainda não há um resultado oficial das investigações, que seguem em andamento, a fim de determinar quem (e talvez por que) fez o furo na nave russa Soyuz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Donald Trump ameaçou fechar a fronteira com o México caso o Congresso americano não aprove a construção de muro
Primeiro “Diário Oficial” do governo Bolsonaro pode ter até 5 mil páginas
https://www.osul.com.br/buraco-na-soyuz-pode-ter-sido-feito-de-dentro-da-nave-indica-uma-investigacao-russa/ Buraco na Soyuz pode ter sido feito de dentro da nave, indica uma investigação russa 2018-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar