Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Cabify efetua cadastro para operar no transporte de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Em até 30 dias, a empresa deve repassar os dados dos condutores cadastrados. (Foto: Brayan Martins/PMPA)
A primeira empresa de transporte privado por aplicativo a se cadastrar em Porto Alegre é a Cabify. Os responsáveis pelo app encaminharam os documentos à prefeitura. Em até 30 dias, a empresa deverá repassar os dados dos condutores cadastrados para oferecer uma maior confiabilidade e segurança ao sistema.
O decreto 19.700/17 regulamenta a lei municipal nº 12.162, de 9 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o transporte motorizado privado e remunerado de passageiros. Assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, o decreto determina que as empresas que forem prestar o serviço deverão protocolar, junto à EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), um requerimento para outorga de autorização para a execução do serviço. O credenciamento das empresas será válido por 18 meses. A renovação do credenciamento deverá ser requerida com antecedência mínima de 30 dias da expiração da validade.
Quanto aos dados disponibilizados durante a prestação dos serviços, o Poder Executivo deverá assegurar a inviolabilidade, a confiabilidade, a proteção e a privacidade dos dados repassados pelas empresas ao Município.
De acordo com o decreto, os carros usados na prestação de serviços de que trata a lei nº 12.162 deverão ter, obrigatoriamente, identidade visual. São dois tipos de identificação: adesivo externo previamente aprovado pela EPTC; e adesivo interno referente ao selo de aprovação na vistoria, que também passa a ser obrigatória.
Quanto à vistoria, o procedimento será anual, sempre observando critérios de segurança, conforto e higiene, conforme critérios e padrões usualmente aplicados pelo município na avaliação dos veículos do transporte público e de utilidade pública. Fica estabelecido, ainda, o prazo máximo de 180 dias para a realização gradativa da primeira vistoria de cadastramento dos veículos por oficinas credenciadas, contados da publicação deste Decreto, mediante critérios a serem fixados em resolução.
No curso do cumprimento do calendário da primeira vistoria, fica autorizada a execução dos serviços. Na hipótese do veículo ser reprovado na vistoria periódica, fica vedada sua utilização na execução do serviço.
(PMPA)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Por telefone, Trump e Temer tratam de temas de ‘atualidade regional’, diz Planalto
Em Salvador, menina de 6 anos é morta em ação da polícia
https://www.osul.com.br/cabify-efetua-cadastro-para-operar-no-transporte-de-porto-alegre/ Cabify efetua cadastro para operar no transporte de Porto Alegre 2017-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar