Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A Caixa vai lançar em março uma opção de crédito imobiliário com juros prefixados

Compartilhe esta notícia:

Atualmente o banco oferece linhas de crédito corrigidas pela TR (Taxa Referencial) ou pelo índice oficial de inflação, o IPCA

Foto: Reprodução
Atualmente o banco oferece linhas de crédito corrigidas pela TR (Taxa Referencial) ou pelo índice oficial de inflação, o IPCA. (Foto: Reprodução)

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse nesta quinta-feira (02) que o banco deve lançar em março linha de crédito com juro prefixado. “Você vai poder contratar crédito de 30 a 35 anos e saber quanto vai pagar neste período”, afirmou.

Atualmente o banco oferece linhas de crédito corrigidas pela TR (Taxa Referencial) ou pelo índice oficial de inflação, o IPCA. Guimarães disse esperar que a migração entre linhas de crédito imobiliário se multipliquem com o lançamento da terceira opção de financiamento.

“Vale lembrar que, quando a Caixa lançou, há alguns meses, criticava-se muito, mas hoje 16 bancos oferecem crédito imobiliário pelo IPCA”, disse o presidente do banco. As declarações foram feitas após Guimarães se reunir com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Saque do FGTS

O presidente da Caixa disse que o Banco Central divulgou números desatualizados sobre saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo Guimarães, foram sacados até 60% dos recursos disponibilizados pelo fundo. A ideia, disse ele, é que o porcentual chegue 70% ao final das operações.

Em 20 de dezembro, o Banco Central divulgou que somente 44% dos recursos liberados foram efetivamente sacados pelos beneficiários. “Eles tinham dados desatualizados”, alegou Guimarães. O presidente da Caixa disse que 1 milhão já pediram acesso a recursos do “saque-aniversário” da parcela do FGTS.

Devolução do IHCD

Guimarães disse que a Caixa deve fazer nova devolução dos chamados IHCD (Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida) neste ano. “A cada trimestre a gente pode devolver mais um valor porque vai tendo mais lucro”, afirmou.

Segundo ele, o banco está preparado para a operação, mas depende de decisões de órgãos reguladores, como CVM e B3. “Por nós, o mais rápido (sobre prazo). São etapas que tem todos os órgãos reguladores, mas a gente está muito preparado para essas operações”, afirmou. A Caixa devolveu ao governo um total de R$ 11,350 bilhões de IHCD em 2019. O valor trata de empréstimos feitos durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Maior lucro de sua história

A Caixa Econômica Federal teve o maior lucro de sua história em 2019. Os números ainda não foram fechados, mas devem ser anunciados em fevereiro, informou o presidente do banco, Pedro Guimarães.

Terminamos 2019, mas só anunciamos em fevereiro, com um resultado recorde em termos de lucro. Não posso colocar o número, até porque ele não fechou, mas será o maior lucro da história da Caixa”, disse.

O presidente da Caixa disse que a redução do juro cobrado pelo banco, associado a uma entrada de mais de 1 milhão de clientes em apenas seis meses, representam uma prova matemática de que “pode-se reduzir juros sendo lucrativo ao mesmo tempo”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Polícia Rodoviária Federal registra menos mortes nos feriados de final de ano no Rio Grande do Sul
Matrículas do 1º ano do Ensino Fundamental ocorrem até 17 de janeiro
https://www.osul.com.br/caixa-lancara-em-marco-credito-imobiliario-com-juro-prefixado-segundo-o-presidente-do-banco/ A Caixa vai lançar em março uma opção de crédito imobiliário com juros prefixados 2020-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar