Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Caixa limita crédito para imóveis devido ao aumento de saques da poupança

Compartilhe esta notícia:

A aprovação dos pedidos de financiamentos imobiliários passou a ser mais rigorosa e demorada. (Foto: Jackson Ciceri/ o Sul)

A CEF (Caixa Econômica Federal) aumentou o rigor para dar crédito imobiliário, devido à elevação dos saques da caderneta de poupança, principal fonte de recursos desse empréstimo.  A aprovação dos pedidos de financiamentos passou a ser mais rigorosa e demorada. Clientes sem renda formal ou estável, como autônomos, teriam os pedidos reprovados. E os contratos avalizados têm que esperar até cinco meses para receber os recursos e pagam um valor maior de entrada. A prioridade seria aos mutuários de empreendimentos financiados pelo próprio banco.

A limitação ocorreu em função dos resgates no SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), principal fonte de financiamentos para o setor. Em 2015, a poupança teve retiradas líquidas de 53,57 bilhões de reais. Na avaliação do presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), Gilberto de Abreu Filho, a consequência será o encarecimento do crédito.

A Caixa aposta na expansão da carteira imobiliária pelo Minha Casa Minha Vida, que usa recurso do governo federal. Mas a terceira fase terá 2 milhões de unidades, 1 milhão a menos do que o anunciado. Entretanto, executivos de construtoras afirmaram que o aumento do rigor também atingiu o programa. (AG e Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bancos correm para renegociar dívidas de empresas e evitar perdas com calotes
Novas agressões sexuais atingem carnaval alemão
https://www.osul.com.br/caixa-limita-credito-para-imoveis-devido-ao-aumento-de-saques-da-poupanca/ Caixa limita crédito para imóveis devido ao aumento de saques da poupança 2016-02-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar