Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Câmara dos Deputados aprova medida que aumenta tributação de bebidas e eletrônicos

Compartilhe esta notícia:

A medida provisória altera a forma de tributação do IPI em bebidas quentes, como o vinho. (Foto: AFP)

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira proposta para aumentar, a partir de 2016, a tributação sobre bebidas alcoólicas e produtos de informática.

A MP (medida provisória) 690, enviada pelo governo e que será apreciada pelo Senado, altera a forma de tributação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em bebidas quentes, como vinho e cachaça, e acaba com a isenção do PIS/Pasep e da Cofins sobre produtos eletrônicos, como computadores e smartphones.

Pela nova regra, o imposto sobre bebidas alcoólicas seria calculado sobre o valor do produto, e não em valor fixo relacionado à quantidade produzida. Sobre vinhos, por exemplo, incidiriam 6% em 2016 e 5% a partir de 2017. Em relação aos produtos de informática, é extinta a isenção dos tributos, que passaria a ser cobrado em 10%.

A iniciativa também aumenta a alíquota sobre empresas que recebem direitos autorais e de imagem. Hoje, há um abatimento de 68% sobre essas empresas. Ou seja, o IRPJ e a CSLL, de 34% no total, só incidem sobre 32% do lucro.

Com a mudança, a cobrança se daria sobre 100% do ganho referente a direitos autorais e de imagem. Editoras e clubes não entram na nova regra. A Receita Federal espera uma arrecadação de 615 milhões de reais com a mudança. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Temer chamou Henrique Meirelles para uma conversa após o rebaixamento da nota do Brasil
Senadores do PT e do PSDB se unem para criticar o diretor do Banco Central e a alta de juros
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-aprova-medida-que-aumenta-tributacao-de-bebidas-e-eletronicos/ Câmara dos Deputados aprova medida que aumenta tributação de bebidas e eletrônicos 2015-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar