Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política A Câmara dos Deputados precisa encerrar a votação da denúncia contra Temer nesta quarta, defende o presidente da Casa, Rodrigo Maia

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (24) que está focado em conduzir a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer de modo a encerrá-la até a noite desta quarta (25).

Ele disse respeitar a estratégia da oposição de tentar adiar a decisão – que poderá autorizar ou não o prosseguimento do processo no STF (Supremo Tribunal Federal) –, mas defendeu que o assunto na Casa termine o “mais rápido possível”.

A denúncia é uma prioridade do Brasil, o Brasil precisa, a Câmara precisa encerrar amanhã esse assunto, com qualquer resultado que seja. Então eu estou muito focado na condução da votação, porque a gente sabe que a oposição vai trabalhar para tirar quórum e acho que para o Brasil o melhor caminho é que a gente possa encerrar essa votação na noite de amanhã”, afirmou, após evento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Para dar início à votação, é preciso a presença de ao menos 342 dos 513 deputados no plenário. Em uma reunião secreta, segundo o colunista do G1 Gerson Camarotti, a oposição comunicou a Rodrigo Maia que tem 200 deputados dispostos a se ausentarem da sessão e impedir assim a votação.

A estratégia da oposição é arrastar o andamento do processo na Casa para criar um desgaste maior ao governo Temer. Durante a votação da primeira denúncia, a oposição tentou colocar em prática estratégia semelhante, mas não obteve sucesso.

Eu vou cumprir meu papel. A oposição está cumprindo o dela e é legítimo também. Mas eu desde a primeira denúncia tenho dito: esse é um tema precisa dentro dos prazos legais, regimentais, precisa acabar o mais rápido possível. Mas eu respeito a estratégia da oposição, que é cobrar da base o quórum necessário para a votação. É uma estratégia e tem que ser respeitada”, disse Maia.

Segundo o blog de Andréia Sadi, do G1, a um dia da votação da denúncia na Câmara dos Deputados, o presidente Michel Temer pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma avaliação sobre a expectativa do quórum para a sessão desta quarta-feira. Temer convidou Maia para uma conversa no Planalto durante a tarde de terça. O objetivo do encontro era passar a imagem de que a relação entre ambos está pacificada, após embates durante o processo de articulações para a votação da denúncia. Oficialmente, Maia afirmou que a conversa foi “normal e um diálogo entre presidentes de Poderes”.

Segundo o Blog apurou, no entanto, o presidente Temer ainda está preocupado com a possibilidade de que ausências nesta quarta-feira adiem a votação da denúncia. O Planalto que votar a denúncia nesta quarta-feira, mas a oposição promete atrapalhar os trabalhos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

“Os ministros do Supremo soltam e ressoltam corruptos poderosos”, diz procurador da Operação Lava-Jato
O Senado aprovou regime de urgência para o projeto de regulação que equipara Uber a táxi
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-precisa-encerrar-votacao-da-denuncia-contra-temer-nesta-quarta-defende-o-presidente-da-casa-rodrigo-maia/ A Câmara dos Deputados precisa encerrar a votação da denúncia contra Temer nesta quarta, defende o presidente da Casa, Rodrigo Maia 2017-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar