Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Começa em todo o País a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

Compartilhe esta notícia:

O objetivo é colocar em dia as doses do calendário de rotina que estejam em atraso. (Foto: Divulgação)

A campanha de multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos começou nesta segunda-feira (11) em todo o Brasil. A imunização prossegue até 22 de setembro.

No próximo sábado (16), ocorrerá o Dia de Divulgação e Mobilização Nacional. Em Porto Alegre, a rede municipal de saúde oferecerá os imunobiológicos, com exceção da vacina BCG – que é feita em unidades-referência –, em todas as salas de vacina com condições técnicas de atendimento ao público, além das unidades que abrem em horário estendido: US São Carlos e Centro de Saúde Modelo, que atendem de segunda a sexta-feira até as 22h. Nas demais unidades de saúde, o atendimento à população é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

A multivacinação é uma estratégia no Ministério da Saúde para imunizar pessoas não vacinadas ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 14 vacinas para as crianças – BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral (ou tríplice viral + varicela, DTP, Hepatite A, Varicela – e seis para os adolescentes – hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, meningocócica C conjugada e HPV.

Adolescentes grávidas também terão à disposição dTpa e, indígenas adolescentes, vacina contra varicela. É fundamental que a caderneta de vacinação seja levada à unidade de saúde onde ocorrerá a imunização, o que permitirá a avaliação da situação de cada criança ou adolescente, ou seja, com a carteira, os profissionais de saúde poderão avaliar se há falta de alguma vacina ou necessidade de dose adicional de algum imunobiológico pra complemento do esquema vacinal.

A atualização do esquema vacinal também contribui para manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil (diarreia por rotavírus, sarampo, coqueluche, difteria, tétato neonatal e acidental, meningites, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela e HPV).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Sindha
O Sindpoa agora é Sindha
Quatro pessoas morrem em acidente entre carro e caminhão na BR-386, em Frederico Westphalen
https://www.osul.com.br/campanha-de-multivacinacao-de-criancas-e-adolescentes-comeca-na-segunda-feira-em-todo-o-pais/ Começa em todo o País a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes 2017-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar