Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Estão imunizados 65,5% dos grupos prioritários. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A campanha de vacinação contra a gripe em Porto Alegre tem previsão de término para esta sexta-feira (26). Até esta quinta-feira (25), de acordo com registros do Sipni (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), 65,5% dos grupos prioritários estão imunizados, num total de 380.195 pessoas. A meta do MS (Ministério da Saúde) é imunizar 90% dos grupos, formados por idosos, crianças menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas com comorbidades. Somando pessoas privadas de liberdade (2.814), funcionários do sistema prisional (2.071) e professores (11.549), que não contam para a meta estabelecida pelo MS, o número de vacinas feitas chega a 396.644.

A maior quantidade de pessoas vacinadas é do grupo dos idosos: das 213.003 doses previstas, 173.599 já foram feitas, num percentual de 81,5%. Na sequência, vem o grupo dos trabalhadores da saúde, com 52.440 vacinados, dos 82.464 trabalhadores (63,5%). As gestantes somam 7.800 doses, das 14.392 previstas pelo MS, índice de imunização de 54,2%. Os grupos com maiores percentuais registrados até o momento são os de indígenas (516 imunizados, ou 92,1% das 560 doses previstas) e puérperas, que alcança 84,2% (1.992 doses das 2.366 estimadas). O grupo das crianças entre seis meses e menos de cinco anos continua sendo o que registra menor percentual de imunizados: 50%, com 37.668 vacinados dos 75.330 previstos, incluindo vacinação nas redes pública e privada.

A definição sobre prorrogação ou não da campanha é responsabilidade da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e será feita após o registro no Sipni de todas as doses aplicadas. O prazo para registro estipulado pela SES se encerra nesta sexta-feira, 26, à tarde.

Locais de imunização

A campanha prossegue nas 141 salas de vacinação mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde até esta sexta. O atendimento é feito das 8h às 17h em todas as unidades. Já no Centro de Saúde Modelo e na Unidade Básica São Carlos, o horário de funcionamento é até as 22h. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde alertam para a importância de as pessoas que compõem os grupos prioritários serem vacinadas com a maior brevidade possível, já que a vacina demora alguns dias para fazer efeito e as temperaturas mais baixas devem ser registradas a partir deste mês. Dos cinco óbitos no Rio Grande do Sul devido à influenza, em 2017, dois foram de moradores da Capital – duas pessoas idosas que não haviam sido vacinadas.

Documentação

Para fazer a vacina em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades serão atendidas mediante auto referência, ou seja, são dispensadas de apresentar atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença. Já os profissionais de saúde e professores precisam apresentar carteira de trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Idosos e demais grupos devem levar o Cartão SUS ou documento de identidade. No caso de gestantes que não são acompanhadas no SUS, levar atestado médico com a solicitação. As gestantes têm à disposição a vacina ao longo do ano, já que a gestação pode ser conhecida em período diferente ao da campanha de vacinação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A alta do dólar já chegou à mesa dos brasileiros
Um presidente da República não pode se recusar a prestar depoimento à Polícia Federal
https://www.osul.com.br/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-termina-nesta-sexta-feira/ Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira 2017-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar