Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Capaz de ler placa de carro a 450 quilômetros de altura, “espião” israelense vai monitorar o Rio na Olimpíada

Compartilhe esta notícia:

Imagens são enviadas para os órgãos de inteligência brasileiros. (Crédito: Reprodução)

Um pequeno equipamento dotado de tecnologia gigantesca, capaz de ler placas de carro a mais de 400 quilômetros de altura, será o “anjo da guarda” da segurança na Olimpíada do Rio de Janeiro. O satélite israelense Eros-B, já em teste, com definição de imagem de até 50 centímetros em um espaço de 450 mil metros quadrados, será uma das principais armas contra os ataques terroristas.

Imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa mostram o satélite sobrevoando a região das praias cariocas, o aeroporto do Galeão e as principais instalações onde ocorrerão as competições, como o estádio do Maracanã e toda a região do Parque Olímpico.

De acordo com a Defesa, o satélite ficará disponível por quatro meses, realizando o reconhecimento do espaço aéreo e oferecendo auxílio para a identificação de possíveis ameaças. As imagens são enviadas para os órgãos de inteligência brasileiros, responsáveis pela segurança durante o evento.

Segundo as autoridades, as informações geradas pelo equipamento poderão ajudar, por exemplo, no deslocamento para atender a possíveis chamados durante o evento. Será possível fazer envio de aviões e ajuda policial por terra para os locais em que houver necessidade de reforço de segurança.

Segurança nos Jogos.

O Ministério da Defesa anunciou que o efetivo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seria de 38 mil militares. Somente no Rio de Janeiro, 20 mil agentes vão trabalhar.

Os outros 18 mil militares vão fazer a segurança das cinco cidades em que haverá disputas de futebol – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

No total, o ministério e as secretarias de Segurança Pública do Rio e dos Estados envolvidos deverão contar com 85 mil homens. Dos 704,4 milhões de reais destinados pelo governo federal à Defesa para a segurança dos Jogos, 240 milhões de reais serão investidos no custeio das operações.

Imagem do Parque Olímpico, onde estão localizadas as principais instalações do evento. (Crédito: Reprodução)

Imagem do Parque Olímpico, onde estão localizadas as principais instalações do evento. (Crédito: Reprodução)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Cientistas tentam calcular quanto tempo resta para a humanidade
Com recessão, inflação perde fôlego e fica em 0,35% em junho
https://www.osul.com.br/capaz-de-ler-placa-de-carro-a-450-quilometros-de-altura-espiao-israelense-vai-monitorar-o-rio-na-olimpiada/ Capaz de ler placa de carro a 450 quilômetros de altura, “espião” israelense vai monitorar o Rio na Olimpíada 2016-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar