Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Carnaval de tornozeleira eletrônica

Compartilhe esta notícia:

Otávio Marques de Azevedo, presidente afastado da Andrade Gutierrez, foi solto da cadeia com tornozeleira eletrônica. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio Azevedo e o ex-diretor Elson Negrão vão curtir o carnaval em casa com um adereço fashion: tornozeleira eletrônica. O acordo dos executivos com a PGR (Procuradoria-Geral da República) ainda precisa ser homologado pelo ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Teori Zavascki. Eles, ao que parece, receberam uma pauta específica, já que o jornal Folha de S.Paulo afirma, na reportagem, que eles se comprometeram a revelar informações sobre pedidos de doações para a campanha de 2014 da presidenta Dilma Rousseff envolvendo figuras centrais de seu governo, como Giles Azevedo e Edinho Silva.

Na pauta, aparentemente restrita recebida pelos novos delatores, constam ainda as construções de estádios, entre eles a reforma do Beira-Rio. Na lista de delações desejadas ainda consta o setor elétrico. Segundo o jornal paulista, não consta do acordo nada que tenha a ver com o senador Aécio Neves (PSDB-SP). Não é estranho que os delatores não sejam questionados por uma linha de tempo independente de quem será ou não citado? É constrangedor.

A propósito, enquanto nos mais de cinco mil municípios o crescimento do poder dos traficantes ocorre de maneira insana, ontem também ficamos sabendo o nome da padaria na qual a Dona Marisa Letícia comprava pão e “mistura” perto do sítio de Atibaia, além de uma devassa local nas lojas de materiais de construção, graças a atuação de dezenas de agentes federais. Não podemos ir na padaria depois do anoitecer, ou mesmo durante o dia acuados pelos assaltos e balas perdidas nas guerras entre gangues, mas estamos pagando para saber detalhes de uma situação jamais negada pelo ex-presidente. Não podemos esquecer Goebbels. Nunca esteve tão na moda. Sinistro!

Desastre ambiental seguido de outro; moral

Segundo o jornalista Marcelo Auler, para evitar que a Samarco Mineração – responsável pelo maior desastre ambiental que se tem notícia – venha a perder dinheiro doando dois litros de água mineral diariamente a cada um dos 122 mil moradores de Colatina (ES), o juiz federal substituto da 2ª Vara Cível da cidade, Guilherme Alves dos Santos, não quis obrigá-la a manter a distribuição iniciada em novembro.

A água mineral é distribuída desde novembro por conta de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela Mineradora com os Ministérios Públicos: Federal, do Trabalho e Estadual. A decisão do juiz, que colide com outras deliberações judiciais, é de terça-feira (02). Para o juiz Santos, como o município já voltou a captar e fornecer à população a água do Rio Doce, a manutenção da distribuição da água mineral provocará prejuízo à empresa. A Samarco foi responsável pelo maior desastre ambiental na história de nosso País, e o Juiz está preocupado com o “prejuízo” da empresa condenando milhares de cidadãos a se conformar em beber água de qualidade discutível. Tristes tempos, vivemos, em termos de justiça. Não dá para colocar letra maiúscula em justiça. Desculpe.

Por que Dilma mantém Cardoso? 

No festival de “rabo preso” em que se transformou o cenário político dos últimos anos, algumas figuras protagonistas agem como meros “pontos”. Vazamentos seletivos ações mirabolantes, e outras ações espetaculosas vem recheando os noticiários dirigidos e ideológicos sem qualquer reação por parte daqueles que detém de forma republicana o poder. O Ministro da Justiça quando aparece, parece que não sabe exatamente onde está e sobre o que está falando. Ele repete de forma monocórdia: Lula não está sendo investigado! Helô! Não se trata de negar qualquer investigação, mas sim de estabelecer critérios mínimos de responsabilidades. Ele lembra os teletubbies – de novo, de novo, de novo…

Operação Zelotes 

No blog o Cafezinho, podemos ler todos os depoimentos (mais de 400 páginas) sobre a Operação Zelotes, que flagrou corrupção direta, levada a cabo por grandes empresários e conselheiros do CARF da Receita Federal. O rombo supera os 20 bilhões de reais. O nome de Lula não aparece em nenhuma linha, mas a Polícia Federal está focada na figura do ex-presidente, enquanto os citados todos de alto escalão sequer são mencionados. É óbvio que, se podemos perscrutar os documentos o ministro Cardoso deve ter toda a investigação a sua disposição. Aliás, já que vivemos tempos de vazamentos seletivos, por que não já que vazou não disponibilizar de forma oficial todos os documentos? O judiciário definitivamente não se importa com os sucessivos vazamentos de investigações que em tese deviam permanecer em sigilo. A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal igualmente não reagem à falta de capacidade de manter investigações ou depoimentos sob sigilo, parecendo pelo contrário contar com a espetacularização. Daí, com todos os documentos liberados publicados, não teríamos de conviver com a hipocrisia segundo a qual quando delator “entrega” Lula ou qualquer filho sua palavra merece toda a credibilidade. Porém se o nome for do Aécio, por exemplo, então ele mente! Precisamos de isonomia e radicalizar na busca de acabar com a histórica corrupção em nosso País.

Agora é carnaval 

Então tá, fica combinado assim; pelos próximos dias vamos cair na gandaia e mergulhar na folia. Fico com uma pontinha de inveja dos baianos, de todos os nordestinos. Que capacidade que curtir durante horas de dia ou à noite correndo atrás ou ao lado dos trios elétricos, uma alegria que não consigo saber de onde vem. São milhares de pessoas que em procissão vão a cada ano construindo a ideia de um País que adora uma farra sem fim. Salvador está com todos os seus hotéis lotados durante todos os dias da festa de Momo! Porto Alegre? Deixa para lá!

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

FAMOSO CORDÃO
O silêncio de Brasília é retumbante!
https://www.osul.com.br/carnaval-de-tornozeleira-eletronica/ Carnaval de tornozeleira eletrônica 2016-02-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar