Últimas Notícias > CAD1 > Recuperado, Michel vira opção e disputa vaga com Darlan para o jogo contra o Fla

Casa da Música inaugura nova série de recitais com cantores

Ricardo Ballestero é pianista. (Foto: Divulgação)

No domingo (2), às 18h, a soprano Carla Cottini (SP), acompanhada do pianista Ricardo Ballestero (SP), apresenta o recital de lançamento da nova série “Voz” da Casa da Música, com um repertório que contempla obras de Claude Debussy (1862-1918), Richard Strauss (1864-1949) e Joaquín Turina (1882-1949). A série tem como proposta trazer ao público gaúcho recitais com cantores brasileiros e internacionais. A Casa da Música localiza-se na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total. O valor do ingresso é espontâneo.

 

 

Carla Cottini (soprano)
Premiada no 10º Concurso de Canto Maria Callas, em 2011, Carla Cottini tem se destacado por integrar em suas performances belo timbre vocal e marcante presença cênica. Tem atuado nos principais teatros de ópera e concerto do Brasil: Teatro Municipal de São Paulo (Don Giovanni, O Morcego, Thaïs e Ainadamar), Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Le Nozze di Figaro), Sala Minas Gerais (Così fan tutte, Missa em dó menor, de Mozart) e Palácio das Artes de Belo Horizonte. Apresentou-se também no Palau de la Musica de Valencia (Hansel und Gretel), Auditorios de Ribarroja e Paterna, na Espanha, Teatro Socialedi Rovigo, na Itália (Don Pasquale) e Festival de Musica de Cartagena, com a Orpheus Chamber Orchestra. Colaborou em produções de ópera dirigidas por Amparo Urieta, Pier Francesco Maestrini, Livia Sabbag, Francesco Belloto, Stefano Poda e Caetano Vilela. Cantou sob a regência de Rinaldo Alessandrini, Alain Guingal, Roberto Tibiriçá, Yoram David, Fábio Mechetti, Luiz Fernando Malheiro e Tobias Volkmann. Concluiu seu Mestrado em Interpretação Operística no Conservatório Superior de Música Joaquín Rodrigo de Valencia, Espanha, sob a orientação de Ana Luisa Chova. Desde 2012, tem como tutora a soprano Eliane Coelho.

Ricardo Ballestero (pianista)

Reconhecido especialmente por sua atuação como camerista e pianista colaborador, Ricardo Ballestero tem atuado frequentemente em recitais, masterclasses, festivais, cursos e em programas de rádio. Especializou-se com dois dos mais renomados pianistas colaboradores da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin, depois de ter estudado piano com Amaral Vieira, Gilberto Tinetti, Yara Bernette e Beatriz Balzi.

Apresentou-se em recitais com cantores solistas do Metropolitan Opera, Teatro alla Scala, Teatro Colón, New York City Opera, Houston Grand Opera e Teatro Mariinsky e com membros da Filarmônica de Berlim, sinfônicas de Chicago, Atlanta, Baltimore, Oslo, OSESP e OSB. Colaborou com músicos internacionais como Ray Chen, Hansjörg Schellengerger, Atar Arad, Alex Klein, Erling Blöndal-Bengtsson, Kim Bak Dinitzen e Luis Lima. Apresenta-se com frequência com muitos dos mais renomados músicos brasileiros e, mais frequentemente, com Adélia Issa e Cristiano Alves.

É Professor-Doutor do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Atuou como professor na Universidade do Colorado-Boulder e realizou recitais, palestras e cursos sobre o repertório vocal de câmara nos EUA (universidades de Indiana, Michigan e Colorado), na Itália, Alemanha, Espanha, Argentina, em Portugal e no Brasil.

Ballestero completou o seu Doutorado em Colaboração Pianística e Música de Câmara na Universidade de Michigan. Teve a oportunidade de acompanhar aulas de nomes como Shirley Verrett, George Shirley, François LeRoux e Rudolf Piernay, e as masterclasses de Grace Bumbry, Ann Murray, Kiri Te Kanawa, Joyce DiDonato e János Starker. Foi integrante do Studio da Houston Grand Opera.

 

PROGRAMA

Richard Strauss (1864-1949)

Mädchenblumen, op. 22
Kornblumen
Mohnblumen
Epheu
Wasserrose

Claude Debussy (1862-1918)

Ariettes Oubliées
C’est l’extase langoureuse
Il pleure dans mon coeur
L’ombre des arbres
Paysages belges: Chevaux de bois
Aquarelles I: Green
Aquarelles II: Spleen

Joaquín Turina (1882-1949)

Poema en forma de canciones, op. 19
Dedicatoria (piano solo)
Nunca olvida
Cantares
Los dos miedos
Las locas por amor

Serviço

Série “Voz” Casa da Música

Lançamento da Série “Voz” Casa da Música com a soprano Carla Cottini (SP)
Dia 2 de julho, domingo, às 18h
Ingresso: valor espontâneo
Obras de R. Strauss, C. Debussy e J. Turina
Local: Casa da Música, Rua Gonçalo de Carvalho, 22