Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Casa de Apoio Madre Ana atinge a marca de mil hóspedes

Compartilhe esta notícia:

Pacientes da Santa Casa de Misericórdia e familiares contam com o acolhimento e auxílio oferecido no local. Foto: divulgação

Inaugurada em maio de 2016, a Casa de Apoio Madre Ana, instituição de apoio aos pacientes em tratamento na Santa Casa de Misericórdia, chega ao marco de mil hóspedes. O lar temporário para pacientes e seus familiares oferece conforto e tranquilidade para aqueles que buscam tratamento em um dos hospitais do complexo, mas não possuem condições financeiras para arcar com hospedagem na Capital.

A maioria dos hóspedes da Madre Ana é formada por pacientes oncológicos, de transplante e de cirurgia cardíaca pediátrica e ficam, em média, 14 dias. Desses, 70% são crianças que estão em tratamento no Hospital da Criança Santo Antônio, sendo assim, o número abarca tanto os pacientes quanto seus acompanhantes – na maior parte, a mãe. “Hoje, pouquíssimos hospitais no Brasil realizam cirurgias cardíacas pediátricas e muitas crianças são enviadas aqui para a Santa Casa por sermos um centro de referência. Esta é apenas uma das situações em que recebemos pacientes que vêm de muito longe e não têm onde permanecer durante o tratamento”, salienta o diretor-médico do Hospital São Francisco, Fernando Lucchese, presidente do Conselho Gestor da Casa de Apoio Madre Ana.

Adriane Barboza, responsável pela gestão da Casa de Apoio Madre Ana e Coordenadora do Serviço Social da Santa Casa de Porto Alegre, explica que Santa Catarina é o Estado que mais encaminha casos, seguido por Paraíba, Acre, Amapá e Tocantins. Explica ainda que, na Casa de Apoio, o paciente e seu familiar tem as suas necessidades básicas atendidas de forma integral, além de participarem de atividades educativas, culturais e recreativas, como os Concertos da Orquestra Jovem do RS na Capela Sagrado Coração de Jesus uma vez por mês, GNC Cinema Praia de Belas, Teatro do Centro-Histórico Cultural da Santa Casa entre outros.

As datas festivas também não passam em branco, nem os aniversariantes hospedados. O Dia das Mães, por exemplo, contou com dois eventos especiais, uma oficina de auto maquiagem e visita guiada ao Sport Club Internacional e presentes para todas as mães. Um grande destaque é o churrasco da Semana Farroupilha, onde a diversidade cultural é ponto alto desta confraternização.

O acesso à Casa de Apoio contempla às famílias mais necessitadas, razão pela qual os critérios foram construídos pelo Serviço Social da Santa Casa e Conselho Provedor e de Acompanhamento, responsáveis pela gestão administrativa e operacional. A manutenção do local é feito por meio de doações. Para saber como ajudar, entre em www.santacasa.org.br/casadeapoiomadreana, curta a Fan Page facebook.com/CasadeApoioMadreAna ou entre em contato pelo e-mail projetos@santacasa.tche.br ou pelo telefone 51 3214 8978.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Descoberta sobre os benefícios do suco de uva para o cérebro concorre a prêmio brasileiro
Hyva atinge o marco de 2 milhões de cilindros
https://www.osul.com.br/casa-de-apoio-madre-ana-atinge-a-marca-de-mil-hospedes/ Casa de Apoio Madre Ana atinge a marca de mil hóspedes 2017-10-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar