Últimas Notícias > Notícias > Economia > Brasileiros poderão deixar de pagar por roaming internacional em viagem a países do Mercosul

Celebre o Dia Nacional do Pão Francês com três receitas deliciosas

Pão francês pode ser utilizado tanto em receitas doces quanto salgadas. (Foto: Pixabay)
Por Gabriella Rocha*

Na próxima quinta-feira, 21 de março, o Brasil celebra o Dia Nacional do Pão Francês. Identificado como um dos principais componentes da mesa dos brasileiros, ele recebe um nome diferente de acordo com a região: carioquinha, cacetinho, massa grossa, careca, filão ou pão de sal são alguns deles. Presente diariamente, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo na janta, as possibilidades de acompanhamento são inúmeras: da manteiga à geleia, do clássico presunto e queijo à salsicha de cachorro quente.

Para comemorar a data, a chef Patrícia Lopes ensina três receitas deliciosas que combinam com diferentes ocasiões e momentos do dia, tendo o pão mais querido do Brasil como ingrediente principal. Segundo ela, o alimento é ideal para preparar quitutes deliciosos, que agradam a toda a família.

– Receita de Buraco Quente – 6 porções

Ingredientes:
– 100g de bacon bem picado;
– 1 colher de sopa de azeite de oliva;
– 1 cebola media picada;
– 4 dentes de alho picada;
– 1/2 pimentão vermelho sem pele e sem sementes;
– 1/2 pimentão amarelo sem pele e sem sementes;
– 1 cenoura bem picadinha (pode ser ralada também);
– 1 talo de salsão picado finamente;
– 1 pimenta dedo de moça pequena, sem sementes;
– 250g de carne moída;
– 1 colher de café de orégano seco;
– 1 colher de sopa de salsinha fresca picada;
– 1 lata de tomates pelados picados grosseiramente;
– 1 colher de chá de sal;
– Pimenta do reino moída na hora;
– 6 pães franceses sem o miolo;
– 50 gramas de queijo parmesão ralado fino;

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque o bacon picado e frite até soltar toda a gordura. Acrescente o azeite de oliva, a cebola, o alho, os pimentões, a cenoura e o salsão para fazer um refogado. Assim que os legumes estiverem refogados, sem queimar, junte a pimenta picadinha a misture. Acrescente a carne e aumente o fogo para iniciar o refogado. É importante manter o fogo alto, pois a carne soltará muito líquido e o objetivo é que ela frite e fique dourada e não apenas cozinhe. Quando a carne estiver dourada, acrescente o orégano e a salsinha e misture bem. Acrescente os tomates pelados e deixe ferver. Tempere com o sal e a pimenta e prove. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio, cuidando para o molho não secar. Retire o miolo dos pães deixando um fundo para o recheio não vazar. Recheie com a carne, polvilhe parmesão ralado e leve para gratinar no forno. Uma dica é usar uma forma de cupcakes para acomodar os pães nessa hora

– Tartine de Ricota, Uvas Amendoas e Mel – 4 porções

Ingredientes:
– 1/4 xícara de amêndoas laminadas;
– 1 xícara de uvas sem sementes, cortadas ao meio;
– 1 colher de sopa de mel;
– 1 colher de chá de suco de limão siciliano;
– 1/2 xícara de ricota;
– 1 colher de chá de raspas de limão siciliano;
– 2 pães franceses cortados em três fatias, longitudinalmente;
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, amolecida;
– Sal kosher e pimenta preta moída na hora.

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180º. Espalhe as amêndoas em uma assadeira e leve ao forno até dourar levemente por cerca de 5 minutos; depois, transfira para uma tigela pequena e reserve. Coloque as as uvas, mel e suco de limão em uma tigela média. Misture a ricota e as raspas de limão em outra tigela pequena. Revista as fatias dos pães com a manteiga. Transfira para a assadeira e leve ao forno até ficar levemente dourada e crocante, de 5 a 7 minutos. Polvilhe as metades torradas com uma pitada de sal e um pouco de pimenta e espalhe cada uma com 2 colheres de sopa da mistura de ricota. Coloque cada metade em um prato individual, regue com a mistura de mel e limão, cubra com as uvas e polvilhe com 1 colher de sopa de amêndoas torradas. Sirva com um fio de mel por cima.

 

– Pudim de Pão de Chocolate e Laranja – 6 porções

 

Ingredientes:
– 2 colheres de manteiga;
– 4 pães franceses amanhecidos;
– 500ml de leite integral;
– 500ml de creme de leite fresco;
– Raspas da casca de uma laranja Bahia;
– 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
– 1 ovo inteiro e 4 gemas;
– ½ colher de chá de extrato de baunilha;
– ½ xícara de gotas de chocolate meio amargo.

 

 

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 160°. Unte com manteiga um refratário com uma capacidade de 1 ½ litro. Corte o pão em fatias de cerca de um centímetro e coloque no refratário. Acrescente cubinhos de manteiga e gotas de chocolate espalhando entre as fatias. Coloque o leite, o creme de leite e as raspas da laranja em uma panela e leve para ferver. Logo após, bata o ovo, as gemas e o açúcar numa tigela grande. Quando o leite e o creme estiverem quase fervendo, despeje os ovos e o açúcar, mexendo continuamente para não talhar. Adicione a baunilha e, em seguida, despeje sobre as fatias de pão e deixe descansar por dez minutos. Leve para o forno pré-aquecido e cozinhe por cerca de 45 minutos ou até que o pudim esteja macio e ainda úmido.

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Deixe seu comentário: