Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Celulares com tecnologia 5G: uma realidade no mundo, mas um sonho distante no Brasil

Compartilhe esta notícia:

A chinesa é atualmente a maior fornecedora de equipamentos de rede de telefonia no mundo. (Foto: Reprodução)

A quinta geração de telefonia móvel chegou. Embora os principais fabricantes no mundo estejam anunciando uma dezena de novos celulares capazes de rodar na nova rede 5G, que vai permitir uma maior velocidade na hora de se conectar na internet, países da América Latina, em especial o Brasil, ainda vão demorar para ver os novos aparelhos. Especialistas acreditam que os primeiros smartphones só devem chegar por aqui a partir do segundo semestre do ano que vem, diferente de Europa, Ásia e Estados Unidos, que começam a receber as primeiras unidades já nos próximos meses.

Segundo relatório da GSMA, associação que reúne as operadoras em todo o mundo, o principal motivo para a região demorar a receber o 5G está no elevado nível de endividamento das teles locais e no desafio para ampliar a capacidade do 4G. A expectativa é que os investimentos fiquem estáveis até o ano que vem, em torno de US$ 15,5 bilhões. Do total, o Brasil responde por 23% (US$ 3,5 bilhões).

Para especialistas, as operadoras ainda não incluíram em seus orçamentos a implantação da futura rede 5G. Segundo a GSMA, os recursos até 2020 preveem apenas a ampliação do 4G, que hoje representa apenas 35% das conexões na América Latina e deve chegar a 64% apenas em 2025. Assim, em meados da próxima década, enquanto Coreia do Sul terá 59% de suas conexões móveis em 5G, seguido de EUA (49%), Japão (49%), Europa (29%) e China (28%), a América do Sul terá 5G apenas em 8% de seus celulares, a frente só da África e do Oriente Médio.

“Até 2020, os investimentos na América Latina ficarão estáveis. Só após isso é que as empresas vão investir nas fases iniciais da implantação da rede 5G. As empresas estão focadas hoje no aumento da rede de fibra”, destaca o relatório da GSMA.

Em 2025, 30% das conexões do mundo serão 5G

Enquanto isso, países da Ásia, Europa e os Estados Unidos correm com o lançamento da rede de quinta geração, destaca a 5G Americas. No evento, os principais fabricantes de celulares – como a Vivo, Huawei, Xiaomi, Motorola, Samsung e LG – apresentaram seus novos aparelhos de quinta geração. A previsão da Huawei é que, em 2025, 30% das conexões no mundo já ocorram com a nova tecnologia.

“Já fizemos contratos com 30 operadoras no mundo. É possível aproveitar a infraestrutura de 4G para implantar o 5G. Isso é importante porque em países como o Brasil, 86% das antenas levam até um ano para obter a licença. A nova rede vai dar uma largura de banda para trafegar videos em 4K e 8k. A inteligência artificial está em toda a parte da rede permitindo prever problemas e ser autocorretivo caso eles ocorram”, explicou Carlos Roseiro, diretor de Soluções Integradas da Huawei.

A Qualcomm, por sua vez, anunciou novas soluções e equipamentos de infraestrutura, como módulos e adaptadores, para acelerar a implantação da rede 5G por teles e fabricantes de celulares. A companhia, por exemplo, fez uma transmissão ao vivo de 5G com foco em realidade estendida que não utiliza fios, desde a estação-base até o smartphone. Já o processador de celulares 5G, o Snapdragon 855, da empresa americana está presente em todos os smartphones anunciados na feira.

“Essas soluções fazem parte dos investimentos para capacitar a indústria com tecnologias 5G para smartphones e computadores, além de permitir aplicações como realidade estendida e soluções para os setores automotivo e industrial”, disse John Smee, vice-presidente de engenharia da Qualcomm Technologies.

Mari-Noelle Jego-Laveissiere, vice-presidente da Orange Group, disse que o 5G vai impulsionar a banda larga móvel de alta velocidade e criar novas aplicações para a transformação digital das empresas. Segundo ela, a empresa vai instalar a nova rede em 17 cidades europeias neste ano.

“O 5G está sendo gradualmente implantado em sites 4G existentes. Estamos expandindo para serviços domésticos e protegidos em casa conectados, conectando dispositivos em casa, fornecendo serviços especializados de proteção residencial e de vigilância”, disse ela.

Vivek Badrinath, presidente da Vodafone, destacou também a criação de novos aplicativos que serão processados através da inteligência artificial: “Também espero um foco em produtos e serviços baseados em nuvem, que se tornarão ainda mais difundidos no futuro”.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Avião com uma falha no trem de pouso aterrissa no aeroporto de Brasília com o auxílio dos bombeiros
Deputados criam projeto de lei para evitar que a Justiça Eleitoral julgue crime comum
https://www.osul.com.br/celulares-com-tecnologia-5g-uma-realidade-no-mundo-mas-um-sonho-distante-no-brasil/ Celulares com tecnologia 5G: uma realidade no mundo, mas um sonho distante no Brasil 2019-03-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar