Sábado, 07 de Dezembro de 2019

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Fair

Cinema Centro Social Pe. Pedro Leonardi ganha vídeos institucionais

Peças de 30” e 1´30” foram feitas de forma voluntária por profissionais do audiovisual de Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

O Centro Social Pe. Pedro Leonardi (Rua Chácara do Banco, 71), na Restinga Velha, comemorou no último dia 21 de abril 14 anos de fundação. Um coletivo de profissionais do audiovisual de Porto Alegre decidiu dar um presente inédito para a instituição que ajuda centenas de crianças, jovens, adultos e idosos. Roteirizaram, filmaram e editaram o primeiro filme institucional do local. O VT de 30”, para rodar em emissoras de televisão, ganhou uma versão de 1´30min, que apresenta de forma mais completa o trabalho social da entidade.

“Foi uma experiência especial, pois me permitiu compartilhar habilidades desenvolvidas em mais de 20 anos na área audiovisual em prol de um bem maior”, afirmou Rafa Ferretti, diretor do filme. Para ele, foi uma inspiração o exemplo e a dedicação do Padre Claudionir Ceron, diretor da instituição, e de toda equipe do Centro, bem como, o olhar das pessoas assistidas pelo projeto, vendo a esperança onde havia medo, a fé onde havia dúvida.

“Buscamos como coletivo dar luz e foco aos melhores argumentos do Centro, o trabalho incansável dos voluntários e a gratidão dos assistidos, à própria obra que se revela a cada dia, e com apenas um desses dias buscamos resumir em poucos mas expressivos retratos. Sem efeitos, com o mínimo de luz artificial, uma edição sensível, apenas reduzindo a velocidade para revelar a força de cada detalhe”, relatou.

Segundo Duca Cescani, roteirista do projeto, a ideia foi mostrar como pequenos gestos solidários podem impactar à vida das pessoas. “Um dia, conversando com o Padre Ceron ele disse uma frase que marcou: a gente não se dá conta, mas com muito pouco podemos transformar a vida de uma pessoa. Essa frase me fez refletir sobre a nossa responsabilidade social”. Foi aí que surgiu a ideia de falar de fé e compromisso social em um VT para divulgar o trabalho de 14 anos do Centro Social.

“O filmete é uma pequena oração de 30 segundos que, por meio da simplicidade das ações sociais, revela uma potência incrível de resiliência, superação e fé humana, capaz de transformar uma realidade adversa”, completa Cescani. “Estamos muito felizes com o resultado. Finalmente, depois de anos, temos um vídeo para mostrar o trabalho que fazemos aqui no extremo sul de Porto Alegre”, comemorou o Padre Ceron.

O filme tem a direção de Rafa Ferreti, a fotografia de Edu Rosa, o roteiro e assistência de direção de Duca Cescani, a edição e finalização de Luciano Schoeler e a luz de William Pacheco e teve a parceria da Agência Matriz e a produtora de áudio Radioativa. Na trilha produzida especialmente para o vídeo e na voz do locutor e ator Carlos Cunha.

Todas de Cinema

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre recebe uma cativante estrela canina! Priscila vem a convite do Acqua Lokos e visitará os Shoppings Bourbon Wallig e Bourbon Country
James Gann, diretor de Esquadrão Suicida 2, fala sobre sequência do longa
Deixe seu comentário
Pode te interessar