Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Cerca de 2 milhões de carros ainda rodam com “airbags mortais” no Brasil

Compartilhe esta notícia:

No Brasil, não há registros de acidentes até o momento. (Foto: Freepik)

Cerca de 2 milhões de carros rodam pelas ruas do Brasil com os chamados “airbags mortais”. Eles não passaram pelo recall para trocar a peça defeituosa que pode causar ferimentos graves. Por causa dessa falha, 16 pessoas morreram nos Estados Unidos e na Malásia.  O problema  levou ao maior recall da história, envolvendo mais de 60 milhões de veículos em todo o mundo desde 2013.

O defeito atribuído ao fabricante do componente, a japonesa Takata, pode fazer com que, ao ser deflagrada, a bolsa de ar exploda com muita força e lance estilhaços de metal, que podem ferir ou até matar os passageiros. Foram notificados até agora 16 mortes e mais de 100 feridos, a maioria nos EUA. No Brasil, não há registros de acidentes até o momento.

Apesar da gravidade do problema, o índice de atendimento aos recalls dos chamados “airbags mortais” tem sido baixo. No ano passado, só a Toyota do Brasil convocou 522 mil modelos relacionados ao problema do airbag. Segundo a empresa, 53% desses carros foram levados às concessionárias para providenciar o conserto.

A Honda tem o maior número de veículos nesse recall, com 792,5 mil unidades convocadas no País no ano passado. 38% dos carros da marca passaram por recall.

Portaria

Desde 2011, está em vigor portaria do Denatran e da Secretaria de Direito Econômico que prevê procedimentos para o recall e prevê que o não atendimento ao chamado conste no documento do veículo. O órgão informa que o cumprimento pleno dessa questão depende de conclusão de revisão normativa disciplinando a forma como o registro será lançado no documento. Segundo o Denatran, não há prazo previsto para a medida ser aplicada.

A supervisora institucional da Proteste, Sonia Amaro, afirma que o País ainda precisa avançar na forma como faz a convocação dos recalls. Ela ressalta, porém, que o não atendimento “não afasta a responsabilidade do fabricante” em caso de acidente envolvendo a peça com defeito.

Veja a lista dos veículos que precisam fazer o recall

 Toyota: Etios, Corolla, Hilux, RAV4, Fielder e SW4

Honda: Civic, City, Fit, CR-V e Accord

Nissan: March, Versa, Sentra, Frontier, Livina, Grand Livina, Tiida, X-Trail e e Pathfinder

Fiat Chrysler (FCA): Fiat Uno, Jeep Renegade, Jeep Wrangler, Chrysler 300C e RAM 2500

Volkswagen: Tiguan

Audi: Audi Q5 e e SQ5.  De acordo com a fabricante, todas já foram reparadas.

BMW: Série 3, Série 5 e X5

Chevrolet: Agile e Montana

Mitsubishi: Lancer, L200 e Pajero Full

Subaru: Impreza (hatch, WRX e STI), Forester, Legacy, Outback e Tribeca

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 6,5 milhões
O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles disse que recolocará o Brasil na rota do crescimento econômico e desconversou sobre nomear o grupo político de Michel Temer caso seja eleito à Presidência da República
https://www.osul.com.br/cerca-de-2-milhoes-de-carros-ainda-rodam-com-airbags-mortais-no-brasil/ Cerca de 2 milhões de carros ainda rodam com “airbags mortais” no Brasil 2017-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar