Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Cerca de 41% dos brasileiros dizem não ter interesse em futebol, apontou uma pesquisa Datafolha

Compartilhe esta notícia:

Nem a Copa do Mundo da Rússia parece animar os brasileiros. Na foto, a Seleção Brasileira venceu a Rússia, em 23 de março, por 3 a 0 no estádio Lujniki, onde será a abertura do Mundial. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O número de brasileiros que dizem não ter interesse nenhum por futebol cresceu consideravelmente nos últimos oito anos. Em pesquisa Datafolha realizada de 29 a 30 de janeiro de 2018, 41% dos entrevistados disseram não ter interesse por futebol. O índice é dez pontos percentuais maior que o de pesquisa realizada em abril de 2010, a última que abordou esse tema. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O aumento daqueles que disseram não mostrar nenhum interesse pelo esporte foi acompanhado por quedas nas porcentagens de pessoas que dizem ter grande interesse (de 32% para 26%) e pequeno interesse (de 16% para 9%) pela modalidade.

O número de pessoas que dizem ter médio interesse por futebol apenas variou dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos (de 22% para 23%).

O interesse é menor entre as mulheres: 56% das entrevistadas disseram não ter interesse em futebol. Entre os homens, o índice foi de 24%.

A pesquisa também mostrou que o futebol, pelo menos atualmente, não é o esporte das massas. As pessoas com menor poder aquisitivo, mais numerosas no país, são as que mostraram ter menos interesse no esporte.

Os mais pobres, representados na pesquisa nas faixas dos que têm renda familiar de até dois salários mínimos ou de dois a cinco salários mínimos, são os que apresentam maior porcentagem de desinteressados por futebol (45% e 37%, respectivamente).

Nem a Copa do Mundo da Rússia parece animar os brasileiros. Assim como na pesquisa sobre o futebol em geral, o número de interessados no Mundial caiu.

Comparando com pesquisa realizada em dezembro de 2009 – a última que mais se aproxima do período em que foi realizado o levantamento atual – a porcentagem de entrevistados que declararam não ter interesse no Mundial subiu de 18% para 42%.

O desinteresse dos brasileiros por futebol também se reflete no número de pessoas que dizem ir aos estádios e que praticam a modalidade.

Apenas um quinto (20%) dos entrevistados na pesquisa Datafolha disse ir regulamente aos estádios brasileiros para ver partidas de futebol. Índice idêntico ao de pessoas que dizem jogar regularmente.

Novamente, os homens, principalmente os mais ricos, são os que mostram mais interesse, indo mais aos estádios e praticando mais o esporte.

Apenas 4% das mulheres entrevistadas disseram jogar futebol regularmente. Entre os homens o número foi de 38%.

Já em relação à frequência nas arenas brasileiras, o público feminino tem representação mais significativa. Doze por cento das mulheres entrevistadas disseram ir a estádios de futebol regularmente. Entre os homens, 29% disseram que costumam ir a estádios.

O Datafolha entrevistou 2.826 pessoas em 174 municípios para a pesquisa.

tags: futebol

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Robson Conceição garante medalha no boxe
Na Olimpíada, atletas se afastam do padrão fitness e brigam por medalhas
https://www.osul.com.br/cerca-de-41-dos-brasileiros-dizem-nao-ter-interesse-em-futebol-apontou-uma-pesquisa-datafolha/ Cerca de 41% dos brasileiros dizem não ter interesse em futebol, apontou uma pesquisa Datafolha 2018-05-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar