Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Chilenos vão às ruas comemorar a morte de general de Pinochet

Compartilhe esta notícia:

Chilenos comemoram morte de general. Condenado a mais de 500 anos de prisão, ele faleceu nesta sexta-feira (07) no Hospital Militar de Santiago, após enfrentar câncer, hipertensão e diabetes (Foto: Luis Hidalgo/AP)

Chilenos foram às ruas de Santiago e comemoraram a morte do general Manuel Contreras, um dos principais repressores da ditadura de Augusto Pinochet (1973-90). Condenado a mais de 500 anos de prisão, ele morreu nesta sexta-feira (07) no Hospital Militar de Santiago, após enfrentar câncer, hipertensão e diabetes.

O estado do militar de 86 anos e ex-chefe da temível Dina (Direção de Inteligência Nacional), a polícia secreta de Pinochet, tinha se agravado nas últimas semanas, quando tinham suspendido todos os tratamentos e, a partir de então, só davam a ele paliativos para a dor, de acordo com relatos. Em razão do diabetes, que tinha afetado seus rins, Contreras fazia diálise três vezes por semana.

Um dos idealizadores da Operação Colombo e da Operação Condor, que envolveram nos anos 70 e 80 as ditaduras militares da América Latina em operações coordenadas para eliminar opositores, Contreras estava condenado a mais de 500 anos de prisão em 58 sentenças definitivas e tinha outros 56 julgamentos abertos.

Os familiares de Contreras disseram aos jornalistas que seu funeral será privado. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Dois terços dos americanos apoiam a legalização da maconha
Morre o pai do bebê assassinado em incêndio causado por extremistas judeus
https://www.osul.com.br/chilenos-vao-as-ruas-comemorar-a-morte-de-general-de-pinochet/ Chilenos vão às ruas comemorar a morte de general de Pinochet 2015-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar