Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Chuva bate recorde no Rio Grande do Sul para um mês de outubro

Compartilhe esta notícia:

Volume de 120 mm foi atingido nesta quinta, após 60 horas de instabilidade. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

A chuva intensa que atinge Porto Alegre já registra volume de 120 milímetros. A média histórica de outubro é de 114,30 milímetros. Segundo o Sistema Ceic Metroclima, nesta sexta-feira (13), a chuva permanece em parte do dia, mas da tarde para a noite a instabilidade cede. Uma melhora gradual começa no sábado (14), mas ainda pode ter chuva ou garoa residual em algum momento.

Na noite da quarta-feira (11), houve uma pausa na chuva, mas o ar quente que elevou a temperatura a 34ºC no Noroeste do Estado ganhou força e consolidou a instabilidade sobre o Rio Grande do Sul no feriado de Nossa Senhora Aparecida.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergências, coordenada pela Defesa Civil, está reunida desde o recebimento do alerta meteorológico, na segunda-feira (9), enviado pelo Sistema Ceic Metroclima. Com a previsão desse cenário, equipes de diferentes secretarias já estavam preparadas para atender a comunidade o mais rápido possível.

A persistência da chuva dificulta que a água baixe e algumas vias da Capital continuam bloqueadas, mas equipes da EPTC estão trabalhando na orientação do trânsito, monitorando as vias e os semáforos com problemas. A Divisão de Manutenção de Águas Pluviais mantém o trabalho nos pontos atingidos. Casos de emergências estão sendo atendidos pela Divisão de Iluminação Pública, da Secretaria de Serviços Urbanos. A Defesa Civil de Porto Alegre não registrou nenhuma família desabrigada.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade trata das ocorrências de queda de vegetais e o DMLU faz a limpeza das vias e o recolhimento dos vegetais caídos e cortados. O alto volume de chuva também resultou no fechamento de duas unidades de saúde. A Unidade de Saúde Sarandi, por causa de alagamentos no entorno, e a Unidade de Saúde Laranjeiras que precisou passar por limpeza.

O Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade) de Porto Alegre opera 24 horas por dia. O videomonitoramento, por meio de mais de mil câmeras, acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também opera no atendimento a situações de risco e emergência. O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e 3268-9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ladrões roubam armas de agência do Sicredi em Porto Alegre
Abertura da Festa Nacional da Música, em Porto Alegre, é transferida para sábado
https://www.osul.com.br/chuva-em-porto-alegre-supera-media-historica-de-outubro/ Chuva bate recorde no Rio Grande do Sul para um mês de outubro 2017-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar