Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| A CIA divulgou mais de 470 mil arquivos sobre Osama bin Laden

Compartilhe esta notícia:

Segundo comunicado da CIA, os novos arquivos liberados incluem mais de 18 mil documentos escritos, incluindo seu diário pessoal, 79 mil arquivos de áudio e de imagem e mais de 10 mil arquivos de vídeo. (Foto: Reprodução)

A CIA, a agência central de inteligência norte-americana, revelou nessa quarta-feira um vasto arquivo de documentos e vídeos apreendidos em 2011 na invasão americana a um complexo paquistanês em que matou o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Investigadores de um “think tank” de Washington que tiveram acesso prioritário ao novo dossiê disseram que o arquivo inclui o vídeo de casamento do filho de Bin Laden e diários deixados pelo militante saudita.

“A revelação de hoje dá a oportunidade ao povo americano de obter mais informações sobre os planos e trabalhos dessa organização terrorista”, afirmou o diretor da CIA, Mike Pompeo.

A CIA disponibilizou on-line 470 mil arquivos adicionais apreendidos em maio de 2011, quando os SEALs – força de elite da Marinha americana – invadiram o complexo em Abbottabad e mataram o líder da rede errorista Al Qaeda.

Segundo comunicado da CIA, os novos arquivos liberados incluem mais de 18 mil documentos escritos, incluindo seu diário pessoal, 79 mil arquivos de áudio e de imagem e mais de 10 mil arquivos de vídeo.

O material pode ser acessado em uma página do próprio site da CIA, em inglês.

De acordo com Thomas Joscelyn e Bill Roggio, acadêmicos da Fundação pela Defesa da Democracia que tiveram a permissão para estudar os arquivos antes de serem tornados públicos, isso fornece novas informações.

“Esses documentos ajudarão a preencher alguns espaços em branco que ainda temos sobre a liderança da Al Qaeda”, disse Roggio.

A inclusão do vídeo de casamento de Hamza Bin Laden, por exemplo, mostra ao mundo a primeira imagem do filho favorito de Bin Laden como adulto, em uma gravação aparentemente feita no Irã.

Um dos documentos, supostamente escrito por um proeminente membro da Al-Qaeda, detalha a existência de um acordo com o Irã: a organização terrorista atacaria os interesses dos EUA na “Arábia Saudita e no Golfo [Pérsico]”, recebendo em troca “dinheiro” e “armas” e oferecendo-lhes “treinamento nos campos do Hezbollah no Líbano”.

Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a bater na tecla de que Teerã fomenta e apoia o terrorismo no Oriente Médio, o que o governo iraniano refutou veementemente, em um acirramento das relações entre os dois países.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira ao presidente russo, Vladimir Putin, que Teerã e Moscou precisam aumentar cooperação para isolar os Estados Unidos e ajudar a estabilizar o Oriente Médio, relatou a TV estatal.

 O Irã e a Rússia são os principais aliados do presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto Estados Unidos, Turquia e a maior parte dos Estados árabes apoiam grupos rebeldes que lutam para derrubá-lo.

Putin se encontrou com líderes políticos iranianos em um esforço para estimular uma fortalecida relação calorosa desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou recentemente abandonar o acordo nuclear internacional com o Irã alcançado em 2015.

“Nossa cooperação pode isolar a América… O fracasso de terroristas apoiados pelos EUA na Síria não pode ser negado, mas americanos continuam seus planos”, disse Khamenei a Putin, de acordo com a TV estatal iraniana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Deputado federal Jair Bolsonaro fala na TV Pampa sobre possível candidatura à presidência em 2018
Presidente da Câmara dos Deputados se diz inocente e afirma que foi escolhido para ser investigado
https://www.osul.com.br/cia-divulgou-mais-de-470-mil-arquivos-sobre-osama-bin-laden/ A CIA divulgou mais de 470 mil arquivos sobre Osama bin Laden 2017-11-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar