Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Cientista procura vida extraterrestre há quase 40 anos

Compartilhe esta notícia:

Para astrônomos, vida alienígena inteligente é improvável, mas micróbios poderiam ser encontrados. (Foto: Reprodução)

O astrônomo americano Chris McKay começou a procurar vida extraterrestre em 1976, quando as sondas Viking 1 e 2 pousaram em Marte pela primeira vez. Na época, estudante no primeiro ano da universidade, McKay se encheu de expectativa de que o planeta abrigasse alguma forma de vida. Mas as naves não encontraram nenhuma molécula orgânica em Marte. Hoje trabalhando no Centro de Pesquisas Ames da Nasa (agência espacial americana), McKay conta que sofreu com as gozações dos colegas ao investir boa parte de sua carreira na astrobiologia, área desprestigiada entre os astrônomos.

Quatro décadas depois, ele finalmente pode se sentir vingado. Sondas robóticas continuam a explorar o Sistema Solar, visitando planetas, luas e asteroides, e estão encontrando ambientes aquosos que poderiam possibilitar o surgimento de micróbios.

A vida alienígena é vista hoje como uma possibilidade em todo o espaço – e não só no Sistema Solar.
Fora dele, astrônomos já descobriram milhares de planetas – e estimam que só a nossa galáxia pode estar cheia de centenas de bilhões deles. Muitos podem ser semelhantes à Terra, com oceanos e atmosfera.

Nas próximas décadas, novos telescópios e sondas espaciais vão procurar sinais de vida no Sistema Solar e além. E, pela primeira vez na história da humanidade, os astrônomos têm um plano e os meios para responder à eterna pergunta sobre se estamos ou não sozinhos no Universo. Para os especialistas, se for encontrado vida lá fora, é muito provável que ela seja microbiana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Cientistas descobrem que galáxias morrem por “estrangulamento”
Novo smartphone tira selfies de até 32 megapixels
https://www.osul.com.br/cientista-procura-vida-extraterrestre-ha-quase-40-anos/ Cientista procura vida extraterrestre há quase 40 anos 2015-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar