Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Cientistas descobrem alteração química comum a pelos menos cinco tipos de câncer

Compartilhe esta notícia:

Descoberta pode dar origem a exame de sangue para o câncer. (Foto: Reprodução)

Cientistas identificaram uma “assinatura” química comum a pelo menos cinco tipos de câncer – de cólon, pulmão, mama, estômago e endométrio – e evidências de que ela estaria presente no DNA de tumores em vários outros órgãos e tecidos do corpo, numa descoberta que abre caminho para a criação de um exame de sangue universal para o diagnóstico da doença ainda nos seus estágios iniciais, quando os tratamentos podem ser mais efetivos. Esse chamado biomarcador é resultado de um processo conhecido como metilação, alterações no DNA que controlam a expressão de genes específicos e trabalham como um regulador de intensidade de uma lâmpada. Quanto mais metilação, menos ativo o gene.

“Achar essa notável assinatura na metilação é como procurar por uma agulha num palheiro”, diz Laura Elnitski, bióloga computacional do Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma Humano, ligado à rede dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. Laura – que lidera a área de análise funcional de genes do instituto americano e é a principal autora de artigo sobre o achado publicado no periódico científico “The Journal of Molecular Diagnostics”– e seus colegas já tinham vislumbrado a possibilidade de a metilação ser usada para o diagnóstico precoce do câncer em 2013, quando observaram pela primeira vez sua presença em torno do gene ZNF154 em 15 tipos de tumores em 13 órgãos. (Cesar Baima/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Temperatura global atingirá novos recordes até o fim da década
Foguete da Coreia do Norte coloca objeto no espaço e irrita vizinhos e os Estados Unidos
https://www.osul.com.br/cientistas-descobrem-alteracao-quimica-comum-a-pelos-menos-cinco-tipos-de-cancer/ Cientistas descobrem alteração química comum a pelos menos cinco tipos de câncer 2016-02-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar