Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Cientistas descobrem o mecanismo capaz de explicar a calvície

Compartilhe esta notícia:

Tudo o que você come reflete no seu organismo e, claro, nos cabelos. (Foto: Reprodução)

Células imunológicas conhecidas como T-regulatórias (ou Tregs) têm, na pele, uma função que vai além do controle da inflamação: elas estimulam diretamente células-tronco que promovem o crescimento dos pelos. Este mecanismo de “simbiose” entre células imunológicas e tronco foi revelado nesta quinta-feira por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, em pesquisa publicada no periódico “Cell”.

A descoberta do importante papel das Tregs neste processo resultou de experimentos em camundongos, onde foi constatado que, sem a “parceria” destas células, as células-tronco não conseguem regenerar os folículos – levando, por exemplo, à calvície.

“Nossos folículos capilares estão se reciclando constantemente; quando um fio de cabelo cai, todo o folículo do cabelo tem que crescer de novo”, explica Michael Rosenblum, professor na UCSF e um dos autores do estudo. “Pensou-se que este era um processo inteiramente dependente da célula, mas a verdade é que as Tregs são essenciais. Se você desliga este tipo de célula imunológica, o cabelo simplesmente não cresce mais”.

O estudo sugere que falhas nas Tregs podem ser responsáveis pela alopecia areata, um tipo comum de doença autoimune que leva à queda de cabelo, além da calvície masculina.

Normalmente, as Tregs funcionam como “negociadores da paz” e diplomatas: informam ao resto do sistema imunológico sobre amigos e inimigos que adentram o corpo. Como a maior parte das células imunológicas, as Tregs ficam alocadas nos linfonodos – mas, como no caso da pele, algumas delas residem permanentemente em outros tecidos, onde aparentemente evoluíram de forma a dar assistência em funções metabólicas, além de cumprir seu papel principal, o antiinflamatório.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

A campanha de vacinação contra o sarampo e a pólio termina na sexta-feira
O tempo gasto com o uso do celular preocupa pais e adolescentes, revela pesquisa
https://www.osul.com.br/cientistas-descobrem-o-mecanismo-capaz-de-explicar-calvicie/ Cientistas descobrem o mecanismo capaz de explicar a calvície 2017-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar