Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cientistas esperam que supertelescópio capte a primeira imagem de um buraco negro

Compartilhe esta notícia:

A equipe do EHT produziu simulações a partir da teoria de Einsein para prever como seria um buraco negro. (Foto: Reprodução)

Cientistas acreditam estar prestes a obter a primeira imagem de um buraco negro. Eles construíram um “telescópio virtual” do tamanho da Terra ao ligar transmissores de rádio a partir de Boston, nos Estados Unidos, para pontos no Polo Sul, no Havaí, nas Américas e na Europa.

Há um grande otimismo de que as observações, a serem conduzidas entre 5 e 14 de abril, possam finalmente revelar a tão aguardada imagem. Na mira do chamado “Event Horizon Telescope” (Telescópio de Horizonte de Eventos ou EHT) estará o monstruoso buraco negro no centro da nossa galáxia.

O objeto, catalogado como Sagittarius A*, nunca foi diretamente observado. Mas acredita-se na sua existência devido ao movimento de estrelas próximas.

Elas se movimentam em torno de um ponto no espaço a uma velocidade de milhares de quilômetros por segundo, sugerindo que o buraco tenha uma massa quatro milhões de vezes a do Sol.

Horizonte de eventos

Porém, por mais gigante que pareça ser, o “horizonte de eventos” – ou a “borda” do buraco onde a força gravitacional é tão forte que nem a luz consegue escapar – não deve ter mais que 20 milhões de quilômetros de diâmetro.

A uma distância de 26 mil anos-luz da Terra, o Sagittarius A* é apenas um minúsculo ponto no céu. A equipe do EHT está, mesmo assim, bastante otimista.

“Há uma grande emoção”, disse o diretor do projeto Sheperd Doeleman, do Centro para Astrofísica de Harvard-Smithsonian, em Cambridge, Massachusetts.

“Estamos trabalhando no telescópio virtual há quase duas décadas, e em abril vamos fazer as observações que esperamos ser as primeiras a trazer o ‘horizonte de eventos’ do buraco negro em foco”, declarou.

O truque do EHT é uma técnica chamada Interferometria de Longa Linha de Base (VLBI na sigla em inglês). Ela combina uma rede bastante ampla de radiotelescópios de vários pontos da Terra criando um telescópio virtual gigante capaz de produzir a resolução necessária para observar o buraco negro distante no espaço.

Tempo bom é necessário

Mas, antes de tudo, a equipe precisa de tempo bom em abril nas estações participantes. Se houver muito vapor d’água, o EHT vai ter dificuldade de enxergar através da atmosfera da Terra.

Conseguir uma imagem do Sagittarius A* seria um triunfo em si, mas o objetivo real é usar a capacidade de imagem para testar aspectos da Teoria da Relatividade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Carro que voa começa a ser vendido na Holanda
A Argentina terá tarifa zero na importação de computadores
https://www.osul.com.br/cientistas-esperam-que-supertelescopio-capte-a-primeira-imagem-de-um-buraco-negro/ Cientistas esperam que supertelescópio capte a primeira imagem de um buraco negro 2017-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar