Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ciro Gomes disse que Lula sabia do esquema de corrupção na Petrobras

Compartilhe esta notícia:

Ciro Gomes deu declaração durante entrevista. (Foto: Reprodução/Twitter)

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou na noite desta segunda-feira (17) em entrevista ao Jornal da Globo que é contra a venda da Embraer à Boeing e que, se for eleito, revogará o negócio. O presidenciável também afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sabia do mensalão do PT, mas sabia do esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava-Jato.

Lula e escândalos de corrupção

Ciro foi questionado na entrevista sobre a relação com o ex-presidente Lula e o PT – ele foi ministro da Integração Nacional no primeiro mandato do petista – e sobre o fato de criticar reiteradamente a candidatura de Fernando Haddad, mas poupar Lula de críticas.

Segundo Ciro, ele e Lula são amigos “há mais de 30 anos” e que o ex-presidente, que está preso em Curitiba após ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, “nem é satanás, como os coxinhas e os radicais de direita no Brasil querem fazer [parecer], e nem é esse deus que certa fração religiosa radicalizada do PT quer, também, transformar”.

“O Lula escolheu o [Antonio] Palocci, que está preso, para comandar a economia brasileira por oito anos. Será que ele mesmo, Lula, acha que foi uma escolha acertada? O Lula escolheu a Dilma [Rousseff], que é uma pessoa honrada, mas desastrou o País. O Lula escolheu Michel Temer. Com a popularidade farta e generosa, merecida, escolheu Michel Temer e cravou Michel Temer na linha de sucessão do Brasil. E tudo isso eu protestei na hora. O Lula escolheu o Haddad recentemente. Eu não falo mal do Haddad. O Haddad é um amigo meu. Estou discutindo porque estamos num debate. […] É razoável que a gente exponha o Brasil a esse risco?”, explicou.

Logo depois, Ciro Gomes foi questionado sobre as responsabilidades que, para ele, Lula teve nos escândalos do mensalão do PT e na Petrobras. Segundo o candidato do PDT, o ex-presidente “não sabia” do esquema de compras de voto em seu governo, mas sabia que os partidos políticos buscavam indicações na Petrobras “para roubar”.

“No mensalão, eu estava lá [no governo, como ministro]. De fato, ele não sabia. Eu tenho razões genuínas para acreditar que, de fato, ele falou a verdade quando disse que não sabia. No ‘petrolão’, não dá. No ‘petrolão’, simplesmente não dá porque não é que ele sabia que as pessoas estavam roubando, mas ele sabia que as pessoas estavam procurando as indicações para roubar. Isso aí, infelizmente, eu por exemplo falei pra ele várias vezes do Sérgio Machado [ex-presidente da Transpetro]”, afirmou Ciro.

Embraer

O acordo de união dos negócios da Boeing e Embraer para a criação de uma nova empresa na área de aviação comercial foi anunciado em julho. Pelo memorando, a companhia americana terá 80% de participação e a brasileira, 20% na joint venture. A transação ainda depende do aval dos acionistas – entre os quais está o governo brasileiro – e dos órgãos reguladores do mercado brasileiro e americano. A expectativa da Embraer é que o negócio seja concluído até 2019.

Ciro, porém, explicou que, se for eleito, não trabalhará para estatizar a Embraer e se disse favorável a mantê-la privatizada. Ciro disse ainda que, se for eleito, desfará o negócio envolvendo a Embraer e a Boeing.

“Quando a Embraer foi privatizada, o governo federal ficou com uma golden share, que é uma ação especial, que dá ao governo o poder de vetar determinadas decisões estratégicas. E aquilo é uma questão absolutamente sensível sob o ponto de vista da defesa, da segurança nacional, da engenharia brasileira. É um de dois lugares onde o Brasil ainda tem alguma potencialidade tecnológica: petróleo e a Embraer. Dois produtos extraordinários foram desenvolvidos e na hora de renderem bilhões para o Brasil e nós estamos permitindo, se isso se consumar eu vou desfazer, que a Boeing feche a Embraer”, disse o candidato.

“Eu sou nacionalista. Eu não quero estatizar a Embraer. Não quero estatizar a Embraer, eu quero que a Embraer siga nacional brasileira, o que é diferente. Ela hoje já é privada, e eu não tenho nada contra ela ser privada. Foi privada que ela desenvolveu esse estágio superior de ser a maior companhia mundial de jatos médios”, explicou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Michel Temer quer compensar os sindicatos pelo fim do imposto obrigatório
Saiba qual é a diferença entre gripe e resfriado
https://www.osul.com.br/ciro-gomes-disse-que-lula-sabia-de-esquema-de-corrupcao-na-petrobras/ Ciro Gomes disse que Lula sabia do esquema de corrupção na Petrobras 2018-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar