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Acontece Com 95 anos de atividades, a gaúcha Fruki se mantém jovem e com muitos planos de expansão

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Nelson Eggers, presidente da Fruki, foi o palestrante na Federasul. Na foto, com Simone Leite, presidente da entidade. (Foto: Rosi Boni/Divulgação Federasul)

A gaúcha Fruki, detentora dos refrigerantes que levam o nome da empresa, além da cerveja BellaVista e da Água da Pedra, completa 95 anos de atividades mas se mantém jovem, com muitos planos e projetos de expansão. Exemplos não faltam.

Toda trajetória de sucesso da marca foi evidenciada hoje, no Tá Na Mesa desta quarta-feira (10) da Federação de Entidades Empresarias do Rio Grande do Sul (Federasul), que contou com a participação do presidente da Bebidas Fruki, Nelson Eggers. No evento, o empresário falou sobre sua trajetória profissional e seu ingresso no mercado, como estagiário do CPOR, quando ainda cursava engenharia.

Nelson Eggers passará a presidência da empresa para a filha, Aline. (Foto: Rosi Boni/Divulgação Federasul)

Na época, a Fruki, instalada em 1924, e nas mãos da família, precisava de um gestor, e ele, neto do fundador, foi o indicado. “A empresa era tão pequena, apenas dois hectares, na rodovia RS 386, que achávamos que iríamos falir pois os produtos não tinham o conceito que possuem hoje”, lembra. A produção estava concentrada em refrigerantes e engarrafamento de álcool e cachaça da marca Tropeiro, mantida até 1990.

Nelson Eggers conta que os tanques onde a cachaça era armazenada, com capacidade para 1,600 milhão de litros, são utilizados, desde então, para o recolhimento de água da chuva, “estocada não como produto nobre, mas para regar jardins, limpeza de vasos sanitários e caldeira, por exemplo. “Isto representa uma economia muito grande” e mais do que isso, a visão de futuro do Grupo e sua preocupação ambiental. “Hoje, para cada litro de bebida engarrafada, utilizamos apenas 1,32 mililitros de água nobre”.

Com uma produção total de 420 milhões de litros de bebida/ano, a Fruki se prepara para novos desafios. Um deles, a finalização, prevista para outubro de 2020, de sua fábrica própria para a produção da cerveja BellaVista, produzida em diversos pontos do Estado e em plena ascensão. O diretor -presidente do Grupo diz que a produção chega a um milhão de litros de cerveja/mês, superando em oito vezes a expectativa inicial da empresa.

Em apenas seis meses no mercado, a BellaVista já representa 15% do faturamento do Grupo, o que demonstra o espaço que tem para crescer, em especial a partir da nova fábrica, que deverá ocupar cerca de 40 mil metros quadrados na RS 386, próximo ao município de Paverama, onde ainda hoje está localizada a sede da Fruki.

“Temos que fazer tudo certo. Competir com gente grande, com toda a concorrência, isto é muito bom, mas exige organização e melhoria constante”. Eggers aponta a preocupação com a formação de sua equipe, profissionais com cursos de graduação, pós e mestrado, ocupando cargos de supervisão e coordenação. “Tem gente muito boa trabalhando conosco e a cultura da empresa é de incentivar o conhecimento”.

Recentemente, alguns dos supervisores estiveram acompanhando o diretor-presidente em uma viagem à Europa para conhecer a tecnologia utilizada, principalmente nas cervejarias alemãs. “Nossa matéria-prima vem de lá, importamos o levedo, desenvolvido em laboratórios da Inglaterra e só utilizamos cinco vezes, pois se multiplica e se modifica e nós queremos manter a qualidade e o sabor do nosso produto”. Além disso, o empresário destaca o lúpulo, o malte e a água, de alta qualidade, agregados à tecnologia de ponta.

Outro produto da empresa, a Água da Pedra, segue neste mesmo rastro, com uma fábrica totalmente automatizada. São apenas quatro funcionários que respondem por uma produção de 22 mil garrafas/hora, que representam cerca de seis garrafas por segundo, que saem engarrafadas, com tampa e rótulo, prontas para a distribuição. Nelson Egger atesta que um dos pontos fortes da empresa está justamente na distribuição, além do setor de vendas, com cerca de 700 funcionários próprios, altamente qualificados.

O futuro da empresa

No Tá Na Mesa desta quarta-feira, Nelson Eggers anunciou que sua filha, Aline Eggers Bagatini, que atua desde 2002 como diretora administrativa e de Recursos Humanos da Fruki, será a nova presidente da empresa. Nelson assumirá a presidência do conselho.

 

Enviada especial: Clarisse Ledur

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