Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Com a palavra o ministro da Defesa, Raul Jungmann

Compartilhe esta notícia:

Raul Jungmann (Foto: ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Depois de agendar encontros com os ministros Romero Jucá (Planejamento) e Henrique Meirelles (Fazenda) para estabelecer um elenco de prioridades no orçamento das forças militares, o novo ministro da Defesa, Raul Jungmann, nome que reuniu o consenso dos chefes militares, reafirma o que dissera na sua posse: “a estratégia orçamentária é você procurar fazer mais com menos. Você procurar focar em projetos estratégicos, e obviamente, conseguir que a gente caminhe”.

Ele aposta em iniciativas de parceria das Forças Armadas com a União que sejam capaz de gerir recursos, observando que “nós só precisamos mudar a regulamentação, mas pode ter certeza, nós vamos ser muito criativos nessa área, no sentido de ajudar o governo e ajudar também os projetos estratégicos das Forças Armadas. Não tenho dúvidas disso”. O investimento na tropa: “qualificar nosso combatente como um técnico de alta performance e, ao mesmo tempo, um soldado-cidadão que carrega nos ombros o legado da nação é uma tarefa urgente”, afirma. Um dos desafios imediatos está na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que vai exigir a adoção de medidas especiais de segurança.

Terrorismo free

O general gaúcho Sérgio Westphalen Etchegoyen, ministro-chefe da Secretaria de Segurança Institucional, que também comanda a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), descobriu um fato curioso logo ao assumir: ao tratar da questão da segurança antiterrorismo para as Olimpíadas, constatou que os acordos de colaboração com a CIA e FBI para combate ao terrorismo não foram renovados.

Raul Pont, o retorno
O Partido dos Trabalhadores decidiu convocar o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont, que já havia se aposentado da política, para uma nova missão: disputar novamente a prefeitura da Capital este ano. De preferência, tendo ao lado a deputada estadual Manuela D’Avila, do PCdoB.

Vivendo e aprendendo

Graças a um malabarismo retórico, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), liberou para inclusão em pauta o julgamento da extravagante ação propondo impeachment do presidente interino Michel Temer.

A ironia de Gilmar Mendes

Gilmar Mendes tão logo tomou conhecimento da entrada do pedido no Supremo já afirma que nunca ouviu falar da possibilidade de impeachment de um vice-presidente da República.
“Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando”, ironizou.

Em favor da doação de alimentos

A doação de alimentos vem se tornando uma dor de cabeça para alguns destes doadores, que podem ser responsabilizados civil e criminalmente por algum dano causado à saúde. A senadora Ana Amélia (PP) reuniu na Comissão de Agricultura do Senado especialistas que defenderam o fim da responsabilização civil e penal de doador de alimentos por dano causado ao beneficiário, pelo consumo do bem doado, desde que não se caracterize dolo ou negligência. Paulo Renê Bernhard, presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, explicou que essa responsabilização, prevista nos Códigos Civil (Lei 3.071/1916) e Penal (Decreto-Lei 2.848/1940), dificulta as doações e contribui para o desperdício de alimentos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O peso insuportável dos juros
Alvos mapeados
https://www.osul.com.br/com-a-palavra-o-ministro-da-defesa-raul-jungmann-2/ Com a palavra o ministro da Defesa, Raul Jungmann 2016-05-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar