Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Com Michel Temer, o Brasil assume a presidência temporária do Mercosul

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, dormiu durante parte do discurso de Temer. (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Michel Temer participou nesta sexta-feira (21) da 50ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula do Mercosul e Estados Associados, em Mendoza, na Argentina. Entre os temas discutidos na reunião, as negociações para um acordo do bloco com a União Europeia, além de assuntos políticos e econômicos e relacionados a direitos humanos. A situação da Venezuela também foi discutida durante a Cúpula.

O encontro marcou a entrada do Brasil na presidência temporária do Mercosul pelos próximos seis meses. O país deve buscar o fortalecimento da integração regional e da agenda externa do bloco comercial com outros países e continentes.

Expectativas

Ao chegar a Mendoza, na noite de quinta (20), o presidente Temer falou sobre a expectativa para o período em que o Brasil estiver exercendo a presidência do Mercosul. “Espero continuar o trabalho que o presidente Macri [Mauricio Macri, presidente da Argentina] desenvolveu com tanta propriedade ao longo desse semestre”, afirmou em entrevista. Nos últimos seis meses, a Argentina esteve na presidência do Mercosul.

Nesta sexta, pela manhã, os chefes de estados participaram da sessão plenária do Mercosul, seguida de um almoço de trabalho. Antes do almoço, Temer fez um pronunciamento para marcar o início da presidência do Brasil no bloco.

Cochilo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, dormiu nesta sexta-feira (21) durante parte do discurso do presidente Michel Temer na 50ª Cúpula do Mercosul, em Mendoza, na Argentina. Sentado ao lado do presidente, à esquerda, o ministro cochilou várias vezes enquanto Temer falava. Em alguns momentos, o sono fazia Meirelles pender a cabeça. Em outros, o ministro bocejava e levava uma xícara à boca.

Temer viajou no fim da tarde desta quinta-feira (20) para a cidade argentina, que recebe o encontro dos chefes de Estado do bloco sul-americano, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

No discurso feito na reunião do bloco, Temer defendeu o resgate e o fortalecimento do Mercosul e afirmou que acompanha com “grande preocupação” a situação da Venezuela.

“Essa é a postura do Mercosul em seu conjunto. Nossos chanceleres reconheceram formalmente a ruptura da ordem democrática na Venezuela”, declarou Temer em meio ao discurso. Em outro trecho da declaração, o presidente brasileiro ressaltou que os demais países do bloco acompanham com “grande preocupação” a crise política em território venezuelano.

“Somos profundamente sensíveis à deterioração do quadro político-institucional, às carências sociais que, nesse país amigo, ganham contornos de crise humanitária”, enfatizou. “Nossa mensagem é clara: conquistamos a democracia, em nossa região, com grande sacrifício, e não nos calaremos, não nos omitiremos frente a eventuais retrocessos”, complementou o presidente. (ABr e AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Criminosos atacam bancos na Serra Gaúcha
Bandidos explodem caixa eletrônico dentro de empresa no Vale do Taquari
https://www.osul.com.br/com-michel-temer-o-brasil-assume-presidencia-temporaria-do-mercosul/ Com Michel Temer, o Brasil assume a presidência temporária do Mercosul 2017-07-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar