Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Começa no Chile a construção do maior telescópio do mundo

Compartilhe esta notícia:

O telescópio começou a ser construído na última sexta-feira no deserto do Atacama. (Foto: Reprodução)

O European Extremely Large Telescope (E-ELT), maior e mais sofisticado telescópio já projetado na história da humanidade, começou a ser construído na última sexta-feira (26) sobre uma montanha no deserto do Atacama, no Chile.

Assim que começar a funcionar, o ELT permitirá que astrônomos observem, com uma precisão jamais alcançada por nenhum outro tipo de instrumento óptico, objetos distantes do Universo.

O ELT produzirá descobertas que simplesmente nem podemos imaginar hoje, e certamente irá inspirar inúmeras pessoas em todo o mundo a pensar em ciência, em tecnologia e no nosso lugar no Universo. Isso trará grandes benefícios aos países membros do ESO, ao Chile e ao resto do mundo”, afirmou Tim de Zeeuw, diretor-geral do European Southern Observatory (ESO).

A montanha de três mil metros em que será construído o telescópio, a Cerro Armazones, fica a cerca de 1.200 quilômetros de Santiago. A região é privilegiada para a astronomia, pois tem um céu noturno límpido, quase sempre livre de nuvens, graças à baixa umidade do ar.

Com a tecnologia avançada dos espelhos, o ELT poderá captar 13 vezes mais luz que o Very Large Telescope (VLT), que atualmente é o maior do mundo. O projeto de construção ELT, que custará cerca de 1,2 bilhão de euros, originalmente conta com a participação do Brasil. No entanto, para ser sócio do consórcio, o país precisaria ser membro efetivo do ESO, processo que já se alonga há sete anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

EUA retomam a corrida espacial para “reduzir a distância” entre a Terra e Marte
Cientistas criam receita para fabricar sangue: descoberta poderá ser usada no futuro, no tratamento de doenças do sangue que requerem doação de medula óssea
https://www.osul.com.br/comeca-no-chile-construcao-maior-telescopio-mundo/ Começa no Chile a construção do maior telescópio do mundo 2017-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar