Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Comecei a achar que o Guido Mantega mandava em tudo”, disse o dono da JBS/Friboi sobre as propinas nos fundos de pensão

Compartilhe esta notícia:

O empresário Joesley Batista, da JBS. (Foto: Jonne Roriz/AE)

O empresário Joesley Batista, da JBS, relatou, em delação premiada, que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (Governos Lula e Dilma) “mandava” nos esquemas de fraudes envolvendo fundos de pensão de funcionários da Petrobras e da Caixa Econômica Federal. Além do ex-chefe da Economia, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto também recolhia propinas para o partido oriundas dos investimentos dos fundos.

Os investimentos feitos pela JBS, enquanto sócia dos fundos de pensão, demandavam o pagamento de propinas de 1% aos dirigentes dos fundos, e 1% ao ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, de acordo com o delator.

Guilherme Lacerda, presidente da Funcef, e Wagner Pinheiro, da Petros, são apontados como os administradores que recebiam os repasses. De acordo com o delator, Vaccari ainda ficava com 1% das propinas repassadas aos diretores dos fundos. As operações rendiam ainda propinas ao ex-ministro Guido Mantega, segundo o delator.

Eu imaginava na época que o 1% do Vaccari era do partido. Eu imaginava a vida inteira achei que do Guido eu achei que era dele. Até que um dia que ele mandou gastar tudo na campanha que não sei se era dele também. Chegou um dia eu comecei a achar que o Guido mandava em tudo”, afirmou Joesley.

Um caso citado é a construção da empresa Eldorado Celulose, do grupo JBS, empreendimento do qual Petros e Postalis eram acionistas. O investimento de R$ 550 milhões dos fundos é investigado pela Operação Greenfield.

Uma movimentação financeira necessária para a construção de uma fábrica pela Eldorado envolvia a fusão da empresa com a Florestal S/A, o que dependeu da autorização dos outros investidores, entre eles, os fundos de pensão. De acordo, com Joesley, a transação rendeu propinas a Mantega, a Vaccari e aos diretores do Petros e do Funcef. (Luiz Vassallo, Fábio Serapião, Fabio Fabrini e Beatriz Bulla/AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Não estou em silêncio”, diz o ex-deputado federal Eduardo Cunha em carta divulgada por advogado
Pedidos de impeachment de Temer na Câmara quase quadruplicam após delação da JBS/Friboi
https://www.osul.com.br/comecei-achar-que-o-guido-mantega-mandava-em-tudo-diz-joesley-sobre-propinas-nos-fundos-de-pensao/ “Comecei a achar que o Guido Mantega mandava em tudo”, disse o dono da JBS/Friboi sobre as propinas nos fundos de pensão 2017-05-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar