Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Comissão Europeia diz que a independência da Catalunha pode inspirar outras regiões da Europa

Compartilhe esta notícia:

Manifestação pela separação da Catalunha. (Foto: Reprodução)

O presidente da CE (Comissão Europeia), Jean-Claude Juncker, afirmou nesta sexta-feira (13) que outras regiões da Europa podem vir a seguir o exemplo da Catalunha, caso a região confirme a sua independência da Espanha. 

A comissão acrescentou que o Executivo comunitário não atua como mediador nessa situação, pois criaria “mais caos” na UE (União Europeia). “Se a Catalunha se transforma em um Estado independente, outros fariam o mesmo. Não gosto disso”, afirmou, durante diálogo com estudantes na Universidade de Luxemburgo.

A Comissão Europeia é uma instituição que tem a atribuição de representar e defender os interesses da União Europeia. Braço executivo da UE, é responsável pela execução das decisões do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.

Na terça-feira (10), o chefe do governo catalão, Carles Puigdemont, chegou a declarar a independência em pronunciamento, mas logo depois pediu a suspensão da declaração e tempo para o diálogo com o governo central da Espanha.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, deu cinco dias ao governo da Catalunha para esclarecer se demarcou ou não a independência. O prazo termina na segunda-feira (16).

Referendo

A Catalunha realizou um referendo pela independência no dia 1º de outubro, que teve comparecimento de apenas 43% dos habitantes, dos quais 90% afirmaram que querem a separação da Espanha e a formação de uma república. A votação do referendo foi considerada ilegal pelo governo espanhol desde o primeiro momento em que a região anunciou sua intenção.

A consulta foi marcada pela violência policial, quando as forças de segurança enviadas por Madri tentaram evitar sua realização em cem diferentes seções eleitorais.

Brasil

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou na quinta-feira (12) um comunicado em que pede diálogo entre a Espanha e a região da Catalunha. No documento, o Itamaraty afirma que o Brasil vem “acompanhando com atenção os últimos acontecimentos na Espanha, país cuja transição democrática foi e é um exemplo para a América Latina”.

“Ao reiterar os laços de amizade e solidariedade que unem brasileiros e espanhóis, o governo conclama ao diálogo, no marco da legislação desse país, ressaltando a importância do pleno respeito à Constituição espanhola e ao Estado Democrático de Direito”, diz a nota.

A Espanha e a Catalunha estão em meio a novo impasse depois que a região separatista decidiu em plebiscito declarar independência. No entanto, ao anunciar o resultado, o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, declarou a independência da região, mas suspendeu os efeitos do anúncio para abrir um processo de diálogo com o governo espanhol.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Casa Branca diz estar elaborando plano para fechar prisão de Guantánamo
Homem preso desde os 15 anos de idade morre com injeção letal no Texas
https://www.osul.com.br/comissao-europeia-diz-que-independencia-da-catalunha-pode-inspirar-outras-regioes-da-europa/ Comissão Europeia diz que a independência da Catalunha pode inspirar outras regiões da Europa 2017-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar